Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de maio de 2019

485 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Antônio de Morais Rego - Pai Veio.

Amor pelo Sanharol.

Certa noite, no sitio Canto, numa sessão espírita, sucedeu de manifestar um espírito rebelde. Por mais esforço que os doutrinadores fizessem não se constituiu o bastante para catequizá-lo. Quando já estavam para desistir, chega uma informação dando conta do poder de mediunidade de que era dotado Antônio do Sanharol, o conhecido Pai Velho.

De imediato vieram ao Sanharol convida-lo para participar desta sessão. Aceitou o convite e dirigiu-se ao Canto. Tão logo chegou, a sessão fora retomada e, em questão de pouco tempo o espírito começou a se manifestar com gestos e palavras obscenas.

Antônio do Sanharol inicia sua missão, perguntando ao espírito quem ele era? Sou Nero, imperador romano. Ah. Irmãozinho compreendo seu estado. Seu pecado maior foi o de haver ateado fogo em Roma, cujo ato insensato paga por ele até hoje. Não me interessa! Toquei fogo em Roma e vou tocar no Canto. Irmão não fale assim! O Canto é terra de gente boa, de Maria de Bil, uma acatada filha de Deus. E eu com isso!

Depois do Canto eu vou incendiar o Serrote e a Boa Vista. Não irmão! Procure se reconciliar com Deus. Esses dois sítios são abençoados. Não quero saber de nada.

Vou terminar o meu rozário de incêndios ateando fogo no Sanharol. Neste instante, de dedo em riste, tomado por um ímpeto de amor a terra natal, parte Antônio do Sanharol em direção ao incendiário, dizendo:
Aí é, adonde você vai se lascar!


2 comentários:

  1. Antõnio do Sanharol foi de quem os sobrinho herdaram estas histórias do Sanharol antigo. Ele passava porque já tinha ouvido dos mais velhos e assim a história não morreu. J[a que naquele tempo não tinha recursos para registrar os fatos. E o importante que eles passavam estas histórias com fidelidade, sem acrescentar nem diminuir uma vírgula. Parabéns, Morais.

    ResponderExcluir