Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 4 de maio de 2019

481 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


José André do Sanharol tinha um compadre de nome José Vicente, que tinha uma filha chamada Lucimar. Lucimar era casada com um sujeito das bandas do Iguatu conhecido por Biliu.

Biliu era mais desmantelado do que mudança de carroça em dia de chuvas. Gostava de armar barraco só quando bebia. Mas Bebia! Era todo santo dia. Na sua embriagues batia na mulher, nos filhos e ainda xingava os vizinhos.

Um dia José Vicente chegou no curral onde Zé André estava tirando o leite e começou a seguinte prosa: Cumpade Zé! Eu num sei cuma vai ser, o mal parido do meu genro vei devolvê Lucimar e os minino.

Arrigule bem eu já tou numa pendanga da molesta cum a dificuldade dessa mardita seca e ainda acontece uma desgraça dessa.

Compadre. tenha calma que ele volta, ele já fez isto outras vezes. Ele vai voltar e assumir as responsabilidades que tem como esposo e pai.

Vorta cuma cumpade? Desta vez o condenado teve a pretulança de atiar fogo no "pisuído" da minha fia cum a lamparina.

Volta compadre, pode jurar que ele volta. Olhe, aquilo cru já é muito bom, quidirá assado.

MV



7 comentários:

  1. Ai, meu Deus do Céu!
    Ninguém merece!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mundim.

    Fui testemunha desta ocorrencia. Vi o desespero do Jose Vicente e a calma contrastante de meu pai a conformar o compadre diante daquela inusitada situação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. PENSEI QUE A TESTEMUNHA ERA DA OCORRENCIA CRIME E NÃO DO DIÁLOGO.

    ResponderExcluir
  4. Bem, essa expressão idiomatica, não me é estranha: ouvi muito essa frase dita com muita simplicidade: a comida é d'gua no guenguém,pra dizer que a comida é sem mistura(carne pricipalmente) rsrsrs, deve ser algum tempero, rsrsrs; pesquisei e só encontrei, guenguel; que é um doce Cubano. O importante mesmo, é trazer sempre viva esses termos falados pelos nossos antepassados: acho de grande valor cultural humoristico; falo serio; é uma expressaão carregada de muito humor, e ao mesmo tempo, nos transporta ao passado; muito bom Mundim. Abraço fraterno. Fatima.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Fátima, eu também conheço esta expressão com este mesmo signiificado e mais outros! KKKKK
    Um grande beijo pra você!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Claudio.

    Eu estava no curral tirando leite e ouvi a conversa. Quem apagou o fogo foi outro. kakakakakaka

    ResponderExcluir