Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O DRAMA DE LEONTINA - Por Mundim do Vale.

No ano de 1956, nasceu na cidade de Lardânia, um garoto filho do casal Benedito e Leontina.15 dias depois o pai foi até a paróquia falar com o padre Cazuza para os procedimentos do batizado. O nome do garoto devia ser Érico, chegando na casa paroquial, Benedito esticou o braço para o padre dizendo:

- A bença seu pade!

- Deus lhe abençoe. O que o filho deseja?

- Eu vim aquí prumode maicar o batizado de Ourico meu.

- E quem vai ser o padrinho?

- É o presidente Quende.

- Quem?

- O presidente Quende.

- Você que dizer o presidente dos estados unidos John Kennedy?

- Justamnete é ele mermo.

- Mas meu filho. procure outra pessoa, que aquele homem é muito ocupado e mora muito longe daquí da Lardãnia.

- Mais ele vem, qui quando nasceu Gulora minha. eu chamei João Francisco e ele vei lá da Rajalegue. Adispois quando nasceu Orelo eu chamei Dr. José Flávio e ele vei lá de Matozim.

- Mas aí é outra história. Eu acho muito difícil o presdidente vir.

- Apois faça uma missiva pra ele marcando pro fim do mês qui eu garanto qui ele vem.

O padre cazuza não tendo mais argumentos para fazer com que o seu paroquiano desistisse, resolveu escrever, fez a carta, colocou num envelope com o trimbe da paróquia e enviou para a Casa Branca via consulado.

Se eu disser que a carta chegou lá, vocês nã vão acreditar. Pois ela chegou nas mãos do oficial de gabinete do presidente e foi respondida.


A resposta:

Reverendíssimo Padre Cazuza.

Recebemos o simpático convite do Sr. Benedito. mas em virtude dos inúmeros compromissos do do Sr. Presidente, não será possível agendar o batizado do Érico, para a data marcada. Estamos mandando junto a esssa, uma procuração e um cheque do Banco do Brasil, para o presente e as despezas do batizado.

Gabinete do presidente dos U.S.A.

O batizado foi realizado com o procurador e o érico ficou conhecido na Lardânia, como o afilhado do presidente dos Estados Unidos da América.

Sete anos depois, precisamente no dia 22 de novembro de 1963, O presidente Kennedy foi assassinado na cidade de Dallas capital do Texas.

O padre Cazuza assistindo o noticiário no seu rádio A.B.C. a voz de ouro, ouviu a matéria e quando terminou, mandou o sacristão chamar Benedito com urgência na sua casa.

Benedito chegou foi logo estirando a mão e dizendo:

- A bença Pade cazuza! O Sinhô mandou me chamar?

- Mandei. Eu tenho uma notícia muito triste para lhe dar.

- Apois diga logo ome! Qui num tem nutiça no mundo mais rim do que minha vida não.

- É o seguinte! Houve um atentado lá nos Estados Unidos e o presidente Kennedy foi assassinado.

- ÔXETE OME! Apois eu tem qui avisar a Leontina.

- Tá certo. Mas vá avisar com muito cuidado, assim como quem procura pinico no escuro.

- Benedito saiu correndo, quando chegou em casa não popou a esposa, falou logo de impacto:

- Leontina! Leontina!

- O qui foi ome de Deus?

- Mataro o Quende!

- Mataro quem?

- O Quende. Padim de Ourico.

Leontina chorando falou entre um soluço e outro:

Valha meu padim Ciço Rumão. cuma será qui tá cumade Jaqueline numa hora dessa?


Piada de domínio público.

Penteada por Mundim do vale.


Dedicado ao poeta Cláudio Souza, a klébia Fiúza e a Flor da Bravas.

3 comentários:

  1. Mundim só não te perdoi pruque num te incotrei in vajalegre. Um abraço do primo . Luiz Lisboa.

    ResponderExcluir
  2. Luiz.

    Voce não se encontrou com o Mundim por que não atendeu ao meu convite para almoçar comigo no Sabado.

    Estiveram por lá o Mundim e o Savio até brincaram com os brinquedos do Aluisio. Voce precisava ver - Treis crianças no tamanho e na idade.

    ResponderExcluir
  3. MUNDIM DEVERIA TER SE FORMADO NA PROFISSÃO DE CABELEIRIERO PENTEANDO AS HISTORIA TÃO BEM ASSIM

    ResponderExcluir