Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Terça - Blog em prosa - Por Geovane Costa.


Quem foi o bispo?

Expedito Lopes nasceu em julho de 1914, numa família de origem humilde. O pai, Edésio Lopes, era pedreiro e prestava serviços para a Diocese de Sobral. Ao perceber a vocação religiosa do menino, Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral, resolve bancar sua formação. Após estudar no Seminário São José, em Sobral, e no Seminário da Prainha, em Fortaleza, seguiu para Roma, onde fez doutorado em Direito Canônico e foi ordenado em 1938. No mesmo ano, volta a Sobral, onde atua por dez anos como capelão do Colégio Sant´Ana, além de ensinar no Colégio Sobralense e no Seminário São José. 

Em dezembro de 1948, é sagrado bispo pelo próprio Dom José e assume a recém-criada Diocese de Oeiras, no Piauí. Em 1955, torna-se bispo da Diocese de Garanhuns e, dois anos depois, é assassinado pelo padre Hosana de Siqueira e Silva. 

Desde 2003, um movimento liderado pela Diocese de Garanhuns e pelas irmãs do Instituto das Missionárias de N. Sra. de Fátima do Brasil, fundado por dom Expedito, buscam tornar o bispo santo pela via do martírio, por morrer em defesa da Igreja Católica. 

Missas e outros eventos são realizados para angariar fundos para o processo de santificação. O caso encontra-se no Vaticano, analisado pelo Tribunal do Santo Ofício desde 2006.

Karoline Viana

8 comentários:

  1. Palavras do seu Testamento: "Nasci pobre, vivi sempre pobremente e na esperança de vir a morrer sem dinheiro, sem dívidas e sem pecados. Nada mais tenho a pedir senão que rezem muito para que Nosso Senhor nos conceda SANTOS SACERDOTES".

    Obrigado Geovane. Essa sua postagem é muito importante. Vou pesquisar e volto com outra trazendo novas informações.

    ResponderExcluir
  2. Paternamente firme na condução do seu clero, teve que tomar medidas disciplinares na correção de um deles. No dia primeiro de Julho de 1957, inconformado com a sua suspensão canônica, o Sacerdote disparou a queima-roupa três tiros contra o Bispo, na porta da residência episcopal. O Bispo, mortalmente ferido, dirigiu-se para a capela da residência, esvaindo-se em sangue diante do altar, aos pés de Cristo Sacramentado. Conduzido para o Hospital Dom Moura, aí faleceu pelas 2 horas da madrugada do dia 2 de Julho, após oito horas de agonia, vividas na total entrega a Deus. Durante a agonia, pronunciou algumas frases: "Seja feita a Vontade de Deus"" ... "Eu ofereço a minha vida"... "Pronto, Senhor, estou preparado!"... "Ofereço o sacrifício da minha vida pela Diocese de Garanhuns, pelo clero e pelos seminaristas".

    ResponderExcluir
  3. Este homem realmente foi Santo e deverá ser canonizado. E porque estes processos são muito lentos, porque a Igreja não tem pressa.Emocionante a sua biografia e muito mais o seu martírio em defesa da honra da Santa Igreja. Que lá do céu ele rogue pelos nordestinos e por nosso Brasil.Exemplo de humidade, dignidade e de responsabilidade.

    ResponderExcluir
  4. Seu nome é nome de Cidade do estado do Piauí, d ebairro e avenida em Sobral.

    ResponderExcluir
  5. Catarinense de Nova Trento e responsável pelas causas dos santos Frei Galvão e Madre Paulina (que nasceu na Itália e viveu no Brasil), a freira Célia Cadorin tem um levantamento indicando que há no momento 38 brasileiros candidatos à santidade, com processo de canonização no último estágio, no Vaticano. Por enquanto eles são considerados beatos. Numa categoria anterior estão os servos de Deus e os veneráveis. Somados, estima-se que cheguem a 70 os candidatos a santos brasileiros.

    ResponderExcluir
  6. geovane pra chegar a ser santo não é que seja lento a igreja tem que ser comprovado um milagre que a ciência não se explica como aconteceu digamos uma grande cura aí ele se torna beato, depois disso espera-se um outro milagre muito grande para que a igreja reconheça aí então ele se tornaram santo da igreja, seria louvável se ele chegasse a ser santo pois como disse o papa João Paulo II o Brasil precisa-se de santos

    ResponderExcluir
  7. No caso de Dom Expedito Lopes, ele morreu como "mártir do dever", sendo dispensável o registro de milagres para a betificação/canonização.

    Muitas pessoas vêm alcançando graças por intermédio de Dom Expedito.

    Aqui em Crato, no bairro Vilalta, reside um padre, da Arquidiocese de Manaus (AM), que foi desenganado pelos médicos. Enquanto esperava a morte anunciada pelos médicos, este sacerdote fez um pedido de cura, tendo por intercessor Dom Expedito, e está aqui em Crato (onde reside com sua família) para contar a história...

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos comentários dos amigos, Morais, Israel e Armando Rafael.
    O comentário do Armando confirma relatos de cura de câncer através de sua intercessão.

    ResponderExcluir