Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 15 de outubro de 2023

15 de Outubro - Dia do Professor, homenagem a Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Várzea-Alegre - A historia da educação em nossa terra não pode ser contada sem que  incluamos os professores, Walquirio Correia Lima, Dona Dozina, Dona Eliza, Dona Iracy Bezerra e Dona Maria Luíza Correia.

Mestres abnegados e vocacionados para o magistério. O professor Walquirio Correia deixou nossa cidade fixando residência  em Aracaju capital Sergipana onde fundou um colégio que, hoje em dia, funciona uma fundação de ensino superior, uma Universidade.

Dona Dozina, incansavel educadora que marcou  nossa terra pelo trabalho em favor da educação. Dona Elisa criou o Educada rio Santa Inez por onde passaram milhares de varzealegrenses que despontam mundo a fora em diversos setores e segmentos da sociedade. Dona Iracy Bezerra foi um exmplo de bandade, grandeza de espírito humano, uma espécie de santa viva. Dona Maria Luiza Correia também se destacou na alfabetização e educação de jovens numa época de grandes dificuldades.

Como curiosidade histórica. declaro que a primeira normalista, primeira professora com formação superior de nossa terra foi Dona Dolores Menezes, filha de José Raimundo de Menezes da Vazante, e que em vida foi casada com o Senhor João de Carvalho Pimpim.

Em nomes  destes mestres,  rendo minha homenagem,  a todos os professores do passado e do presente, reconhecendo o seu grandioso valor na construção da formação de nosso povo.
Salve o professor.

2 comentários:

  1. Lembro!
    E minhalma comovida,
    Nesta ideia risonha
    Se consola,
    Os dias que passei na tua escola,
    Nunca hei de esquecer mestria querida.

    Salve o professor no seu dia.

    ResponderExcluir
  2. Tive sempre um carinho todo especial pelos meus professores.

    Sempre os vi com os olhos de um filho.

    ResponderExcluir