Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 30 de junho de 2014

ELEIÇÕES - JOSE DE MORAES BRITO

O assunto aqui são as eleições. Como tendo um cunhado que é candidato a vereador, estou acompanhado-as de perto, mas sem participação. Ontem fui o primeiro "Comecio", num distrito a treze KM de Crato. Fiquei de pé, junto ao palanque, pois não quis ficar no mesmo. A praça era no barro e o barro tinha formigas que me incomodavam.

Enquanto os oradores falavam, eu matava-as com insistência. Ouvia-se. Havia alem dos candidatos a prefeito, um cidadão, a vice, uma cidadã, tres ex-prefeitos, dois vereadores pleiteando reeleição, treis candidatos de primeira viagem, inclusive meu cunhado.

Começaram os discursos. Nenhum citou Platão, nem Maquiavel. Referiram-se aos coroneis Filesuon, Felicio Cunegundes e Wilson Gonçalves. O que me chamou mais minha curiosidade foi o fato de um beco estreito de mais ou menos 7600 metros ter tres cemitérios e tres postos de saúde.

O primeiro foi de um jornalista candidato a nada. O segundo foi de um ex-prefeito, que já foi do PMDB, PFL, PPS, PDT e agora apoio o PSDB.

O povo estava cansado e os jovens esperavam era a banda de forró que sempre encerra os comícios com uma festa, de arrobar. Estas bandas são dezenas e dezenas espalhadas pelos estados nordestinos.

Eis algumas:

Caviar com rapadura.
Limão com mel.
Cachorra da Molesta
Calcinha Preta.
caça Cabaço.
Banana Bronzeada
Gavião do Forró.
Magnificos.
Baby Som.
Moleca sem vergonha
Colo de menina
Saborear
Calipso
Caco de Telha.
Sacode.
Cobras do Forró.

Estas vão se reversando nos palanques diversos não ttêm cor politico partidárias. Na verdade há uma banda que ninguém ver, mas tenho certeza que anima todos os comícios e candidatos eleitos e não eleitos por toda parte.

É a Banda lheira.

Um comentário:

  1. A Banda lheira é muito aplicada pelos gestores atuais. É muito pratico. A Banda assina um recibo e recebe 20 ou 30% do valor. E o povo feliz da vida. Dançando.

    ResponderExcluir