Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Quintino Cunha - O Pai do Canelau.

Já célebre advogado, a fama de Quintino Cunha era grande no Nordeste. Tinha havido um crime no interior da Paraíba, onde pai e filho assassinaram um adversário político. Para defendê-los, convidaram o célebre causídico. Este fez a defesa com muita propriedade conseguindo a absolvição dos réus. A cidade fez festa de comemoração pela semana, hospedando Dr. Quintino no melhor hotel. Sua fama correu rápida por todo o município e o feito atingiu proporções.

Eis que surge no hotel um humilde casal dos sítios afastados. O marido dirigiu-se ao advogado expondo-lhe o desejo de um desquite, em face dos desentendimentos do casal. Dr Quintino então pergunta-lhe se este possui algum bem, alguma propriedade.
- Não doutor, eu nada “pissuo” e trabalho alugado, em sítios alheios.

Vira-se para a esposa e faz-lhe idêntica pergunta, vindo a resposta:
- Doutor, pra que a verdade lhe seja dita eu ainda tenho menos que ele.

Dr. Quintino respondeu-lhes em versos:

"A questão é tola! Sinto.
Aqui mesmo, eu os desquito.
Fique ele com seu pinto
E ela com o seu cibito."

3 comentários:

  1. Prezados leitores.

    O verso não era bem esse. Troquei duas palavras. Tornei-o menos imoral como dizem os preconceituosos.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rodson.

    Obrigado pela colaboração. Degradei o verso do Dr. Quintino mas o sentido continuou igual. Todos entenderam o que ele disse.
    Um feliz natal.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  3. ESSA SEPARAÇÃO AÍ FOI PARECIDA COM AS MINHAS....

    ResponderExcluir