Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Idiomas estranhos - Por Antonio Morais



Seminário Batista do Cariri.

No inicio da década de 90 do seculo passado,  eu levei ao Sanharol a família de um amigo americano,  reitor do Seminário Batista do Cariri.

O pastor arranhava um português de difícil compreensão. Mas quando se dirigia aos familiares  falava o inglês mesmo. Na hora do almoço. Uma mesa farta, comida muito diversificada, muito bem caprichada por minha mãe, todo mundo se serviu a vontade e bem.

Terminada a refeição, o pastor se levantou, segurou a mão da esposa, que segurou a mão do filho, que segurou a mão da irmã, que segurou a mão do namorado e fizeram juntos uma oração de agradecimento em Inglês.

Nenhum dos presente soube ao certo o que  diziam, visto que ninguém sabia inglês. Meu pai, do alto de sua  capacidade de fazer humor disse: Tonha, os amigos do Morais não gostaram do almoço não, como você  está vendo, se danaram a dizer nome feio.

Como eles não entendiam o português devem ter pensado a mesma coisa do meu pai. Então ficou uma coisa por outra.

4 comentários:

  1. Você deveria ter convidado Zé de Lula como tradutor, pois a música poeira ela canta em cinco idiomas. Meu nobre saudoso primo José André com certeza ficou angustiado pelas palavras ditas pelo pastor, mas uma coisa eu afirmo, a mesa estava farta e diversificada, pois o dono da casa sempre foi conhecido como um cidadão de fazer comida com fartura e pra sobrar.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo A Morais o idioma ingles sempre foi ruim de traduzir,com particularidade pessoas do nivel de escolaridade pouca . Isso me lembra um matuto rico que fes amor com uma americana, e no final ela muito romantica disse, y love you and you love me, e ele respondeu la no ceara e assim eu lavo o meu e voçe lava o seu.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Danubio.

    Muito boa mesmo. No Ceará é assim. Cada um cuida do que é seu, da sua parte.

    Abraços.

    ResponderExcluir