Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 19 de março de 2012

Franquia mais baixa - Por Lauro Jardim



Até recentemente havia uma regra não escrita na Igreja Universal: o bispo Edir Macedo só deixava que um novo templo fosse aberto se tivesse certeza de que poderia arrecadar ali um mínimo de 150 000 reais por mês. Menos do que isso, não valia a pena.

A concorrência nos calcanhares, sobretudo da Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago, obrigou a Universal adotar uma nova estratégia de franquia. Agora, basta o candidato provar que o templo faturará 50 000 reais por mês, no mínimo, e tem a autorização para que abra as portas.

4 comentários:

  1. O Edir Macedo e o Valdemiro estão se comendo. A Rede Record mostrou ontem para o Mundo o que o Valdemiro faz com o dinheiro doado para igreja, o mundo todo já sabe o que Edir Macedo faz com sua parte, Um povo besta e égua vive a alimentar esses canalhas. O governo não autua as fraudes porque cada igreja tem um bancada de deputados. E assim o esquema está feito e prosperando sempre.

    ResponderExcluir
  2. ... Ai eu disse:

    Isto não é nada Morais!

    Gritante mesmo é saber que essas igrejas são isentas de Imposto de Renda, enquanto os micros e pequenos empresários QUEBRAM antes de atingir o quinto ano de existência por que a carga tributária é desonesta.

    Nosso povo é mesmo um Zé povinho. Vai a esse tipo de igreja em busca de melhoras materiais e deixa lá tudo que possuía. Lá sofre uma lavagem cerebral das grossas. A ovelha vai buscar lá e volta tosquiada e feliz.

    Quando estivemos em São Paulo, visitamos um cunhado e em sua casa, em um papo informal ouvimos a sua vizinha cheia de contentamento dizer que o casal havia visitado a igreja universal, e doado as alianças para ajudar a igreja. Ela inclusive voltou também sem os brincos, e de mãos postas em nossa frente dizia: Graças a Deus pudemos fazer essa doação, eles precisam muito.

    O papo durou mais um pouco e eu apenas ouvi, ri interiormente, mas não emiti um só comentário, não valia a pena. A lavagem havia sido muito profunda.

    Há muitos anos venho observando a variedade de religiões. O número de Templos Evangélicos é surpreendente.

    Somente aqui no Crato, em nossa zona urbana temos 39 (trinta e nove) Templos Evangélicos que tive o cuidado de fotografar e cadastrar com especificações, e mantenho esse cadastro atualizado.

    De vez em quando surgem novos templos ou mudam para outros prédios menos onerosos. São elas: 18 Assembleias de Deus - 08 Igrejas Batista - 01 Cristã Ágape - 01 Cristã Gileade - 01 Congregação Cristã - 01 Dos Mórmons - 01 Episcopal Apocalipse - 01 Luterana - 01 Internacional da Graça de Deus - 01 Mundial do Poder de Deus - 01 Nova Apostólica - 01 Pentecostal - 01 Presbiteriana - 01 Universal - 01 Testemunhas de Jeová.

    O ritual e o entendimento de cada um desses segmentos religiosos divergem muito uns dos outros.

    Alguns Templos são suntuosos, outros nem tanto. O Lameiro é o único bairro onde os evangélicos não conseguiram ainda se instalar, e já tentaram várias vezes.

    Somente o inexorável tempo, que tem todo tempo, o tempo todo, um dia mostrará a essa gente a face do verdadeiro Deus da fé, do amor, e da razão.

    Peço desculpas ao leitor pela extensão do comentário. Seria matéria para uma postagem futura, e aqui resumi por julgar oportuno acrescentar informações a esta.

    ResponderExcluir
  3. COMPRAR A SALVAÇÃO A EDIR OU A VALDEMIRO, CUSTA OS OLHOS DA CARA...KSKSKSKSK.

    ResponderExcluir
  4. COMPRAR A SALVAÇÃO A EDIR OU A VALDEMIRO, CUSTA OS OLHOS DA CARA...KSKSKSKSK.

    ResponderExcluir