Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Louco ou abilolado - Por Antonio Morais


Houve um tempo, não muito distante, que o prefeito de uma cidadezinha qualquer, apanhava o carro, uma pasta com um talão de cheques assinado pelo tesoureiro dentro, se dirigia a agencia do Banco do Brasil de Crato, sacava o saldo  da conta da prefeitura e levava o numerário. 

Ao retornar,  pagava uma folha de pessoal, alguns fornecedores, tocava  a construção de uma pequena escola ou posto de saúde e terminava o mandato sem manchar as suas reputação e dignidade.

Hoje, a coisa mudou. A atividade está degradada de cima a baixo. Os órgãos e tribunais de fiscalizações estão preparados e equipados  para fiscalizar centavo por centavo. Para cada projeto é aberto uma conta bancaria  para que se contabilize os últimos tostões.

No momento, o maior corrupto é o eleitor. Só vota se lhe pagarem. O dinheiro que move a engrenagem de uma campanha tem que vi de algum lugar, e, como não tem dinheiro que dê para uma eleição, o candidato  recorre ao contraventor, agiota, termina se envolvendo com o crime. Se eleito se obrigar a aliar-se e se torna um criminoso, se perde está acabado para o resto da vida.

Outro dia, vi um depoimento de um ex-Juiz aposentado, homem do bem, correto, ilibado, ligado a ação social e a solidariedade humana, que em colaboração com uma prefeitura assumiu  uma secretaria e, hoje está processado e condenado por um Tribunal porque autorizou  a cozinheira comprar 16,20 de verduras sem fazer a devida licitação. Perguntei-lhe: porque vossa excelência não paga isto? Ele respondeu: para não perder o direito de dizer que  fui processado e condenado  por conta de uma compra de 16,20 de coentro.

Portanto, a conclusão que se faz para quem está no sossego de sua vida, fora de  toda essa sebozeira existente e, entra, é uma só: Ou está louco ou abilolado.

2 comentários:

  1. Segundo um ex-prefeito, das antigas, "política hoje ou é pra pobre besta ou rico sabido".

    ResponderExcluir
  2. POBRE QUE ENTRA NESSE JOGO, QUANDO TEM A FELICIDADE DE SAIR VIVO, CARREGA SOBRE OS OMBROS A FAMA DE LADRÃO ATÉ O ÚLTIMO DIA DE VIDA.
    SE É DE VIVER RICO E PODEROSO DEPENDENDO DE ADVOGADOS E MAGISTRADOS EU PREFIRO VIVER ANÔNIMO NO MEIO DA POBREZA. ASSIM EU CONSIGO DORMIR EM PAZ, E SEM O FANTASMA DAS LICITAÇÕES NA MINHA SOMBRA...

    ResponderExcluir