Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 31 de maio de 2012

As CPIs e as ditaduras



A abertura de uma CPI é igual ao início das ditaduras. Sabe-se como começa, mas seu fim é imprevisível. A CPI para apurar os “malfeitos” do contraventor Carlinhos Cachoeira é mais um exemplo disso. Criada com a finalidade de desviar a atenção da opinião pública para o julgamento dos 40 réus do mensalão (que a imprensa norte-americana traduziu com a expressão de  “big allowance”) como também para materializar a vingança do ex-presidente Lula contra o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB),  a CPI de Cachoeira começa a fugir do controle programado pelo presidente e relator daquela comissão investigativa.

A Coluna Cláudio Humberto deste 31 de maio publicou a nota a seguir transcrita:  “PMDB e PSDB se unem e surpreendem o PT. A sessão de ontem da CPI mista do Cachoeira revelou uma alteração importante na correlação de forças que atuam na comissão. Sem apoio do PMDB, os tucanos não teriam conseguido aprovar a convocação do governador do DF, com o objetivo de dividir o desgaste da convocação do goiano Marconi Perillo (PSDB). O acordo de “política pacífica” PSDB-PMDB surpreendeu o PT, que imaginava ter o controle da CPI.

Fica, pois a lição: às vezes, o feitiço vira contra o feiticeiro! Ou o tiro sai pela culatra... Como não existe crime perfeito, o ex-presidente Lula nunca imaginou uma reação como aquela do ministro Gilmar Mendes, que está tendo repercussão mundial. Falastrão inveterado, Lula recolheu-se a um silêncio sepulcral e,pasmem,  até sua defesa foi feita por escrito e foi lida por terceiros. Incrível, mas verdade pura!

Como dizem os matutos de Várzea Alegre, “Nas voltas que o mundo dá, um dia urubu vira sabiá”...

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

2 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Nós da Vàrzea-Alegre também costumamos falar que "pra frente é que as malas batem".

    Com relação ao indecente encontro dos dois ex-presidentes do Supremo com o Lula, eu atribuo o silencio do Cara ao medo de que exista alguma coisa gravada deste encontro.

    Nestes tempos de grampos, filmadoras portáteis, odio e rancor no peito, não é de todo impossível.

    O Hugo Chaves brasileiro confiou exageradamente no seu poder e, se ferrou.

    Vamos aguardar o que falará hoje no Ratinho. Deverá manter o silencio.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando,

    É claro que a defesa dele tinha que ser escrita por um terceiro, pois, se fosse escrita pelo próprio ex presiMente, provavelmente teria o seguinte teor:

    Excelentíssimo Senhor Companheiro Ministro, nunca antes na história deste país a justiça foi rápida. Então não tem pra que ser rápida logo agora no julgamento do mensalão, ainda mais quando todo mundo sabe que o mensalão não existe... Isso tudo não passa de perseguição dazelite e da mídia golpista!!!

    ResponderExcluir