Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de julho de 2016

Eleições a antiga - O poder sem pudor - Por Antonio Morais


Palavras Iradas. "Pesa tuas palavras iradas. Como pedras flamejantes, podem se voltar contra tua cabeça".

História escrita pelo neto do Coronel. Antônio Correia Lima.

Meu avô Cel Antônio Correia Lima, anos e anos seguidos, esteve à frente da administração de Várzea-Alegre. Há quem diga que não administrou coisa alguma, tão pouco progrediu Várzea-Alegre, durante seu reinado. Não contesto a opinião de quem se apraz em censurar, apenas, censurar em nada colaborando. Que se poderia esperar, naqueles tempos, de quem quer que administrasse? 

Um amigo de Várzea-Alegre fez-me uma carta curiosa, com a virtude de não ser anonima, em que me pergunta:

Como você vai explicar que, um dia, tenha trazido um pelotão da policia para interferir nas eleições de Várzea-Alegre? Armados até os dentes?

Pra começo de conversa não foi um pelotão como você escreveu. No caso, por você lembrado, eram apenas nove - sete praças, um sargento, e um tenente. Gente escolhida a dedo, pela sua folha de serviço, como capazes de agir com o máximo de serenidade, sem violência de qualquer especie. Você não ia querer por certo, que esses policiais chegassem a Várzea-Alegre armados de cacetes de jucá ou cipó de boi.

Dr. José Ferreira.

Comentário do  Antônio Morais.

Nesta eleição, o Coronel Antônio Correia, 20 dias antes, mandou escrever numa cartolina a frase: No dia 04 de Outubro, "Atacarei Várzea-Alegre, as duas horas da tarde". 

Segundo contam o cartaz foi colocado no portão principal do mercado para boa visualização da população. Diante de tamanha ameaça, todos se ausentaram da cidade e os que moravam nos sítios não compareceram aos locais de votação. 

A guarnição policial ficou  nas imediações da Lagoa do Arroz para impedir a passagem  dos da Boa Vista e São Vicente, locais de grande vocação da oposição.  

José Bezerra do São Vicente, que não era medroso, não tinha temor de nada, acompanhados de seus moradores, foi abordado pelo tenente e seus soldados: Pra onde o senhor pensa que vai? Estou indo votar com os meus amigos, e o senhor não vai impedir, respondeu.

Avançou em direção a cidade no que foi seguido pelos que o acompanhavam. O comandante da corporação ainda disse : Que velho mais teimoso!.

3 comentários:

  1. Poucos tinham a coragem de José Bezerra do São Vicente.

    Ao ultrapassar a barreira policial ouviram do comandante: Que velho mais teimoso!

    ResponderExcluir
  2. Um fato interessante porque é contado por um familiar e, mais, por quem trouxe o destacamento para Várzea-Alegre.

    Quanto a aviso da cartolina é fato, li no "Livro Historias dos Coronéis".

    Quanto ao Senhor José Bezerra do São Vicente era um homem destemido. Sobrava-lhe coragem.

    ResponderExcluir
  3. Antônio Morais

    (...)Estou indo votar com os meus amigos, e o senhor não vai impedir, respondeu. Com essas palavras, dizem que foi proclamado a democracia no município de Várzea Alegre! Às vezes uma democracia ocorre de forma não convencional...rsrsr
    Histórias da minha terra!

    ResponderExcluir