Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 27 de setembro de 2014

A prudência nas ações.


Não se deve dar credito a qualquer palavra nem obedecer a todo impulso, mas pesar as coisas na presença de Deus com prudência e vagar.

Infelizmente, tanta é a nossa fraqueza que, muitas vezes, aceitamos e dizemos dos outros, com mais facilidade, o mal que o bem.

Os homens perfeitos, porém, não crêem levianamente em tudo que se lhes conta, pois conhecem a fraqueza humana, inclinada ao mal e leviana no falar.

Grande sabedoria é não agir com precipitação, nem tão pouco aferrar-se ao proprio parecer. Sabedoria é ainda não crer sem discernimento tudo o que dizem os homens, nem encher os ouvidos alheios do que ouvimos ou acreditamos.

Aconselha-se com o varão sabio e consciencioso e procura antes instruir-te com quem é melhor do que tu, que seguir tuas proprias ideias.

A vida virtuosa faz o homem sabio diante de Deus e entendido em muitas coisas.

Quanto mais o homem for humilde e submisso a Deus, tanto maior será a sua sabedoria e serenidade em todas as ações.

2 comentários: