Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Resgate da historia - Por Antonio Morais


Este resgate histórico sobre Isabel de Morais Rego  é dedicado aos seus 63 bisnetos espalhados mundo a fora. Farei em duas postagens para não cansar o leitor.

Isabel de Morais Rego foi a filha caçula de José Raimundo do Sanharol, nasceu  no dia em que seu pai faleceu em 1872. O velório acontecia quando Antônia de Morais Rego pediu que retirassem o corpo do marido para casa do Major Joaquim Alves que ela ia ter menino.

Isabel foi batizada pelo primeiro vigário de Várzea-Alegre Benedito de Sousa Rego de quem também era afilhada e sobrinha. Casou-se aos 13 anos de idade com o seu sobrinho Francisco Alves de Morais, 23 anos mais velho do que ela. Do casal nasceram 4 filhos: Joaquim, Antônio, Josefa e Raimunda.

Isabel era muito religiosa, devota de Nossa Senhora Auxiliadora, ganhou  de uma freira  da irmandade Santa Tereza de Crato uma imagem e passou a rezar novenas em louvor da santa. Era analfabeta, não sabia escrever, mas compôs um hino que era cantado  nas celebrações.

Eis a letra do hino:

Maria Auxiliadora
Nossa mãe tão venerada
Nas aflições desta vida
Sede nossa advogada.

Sede nossa advogada
Sede nossa protetora
Rogai por nós a Jesus
Maria Auxiliadora

As lindas flores dos campos
São um jardim de alegria
Mas, não dá para igualar
Com o retrato de Maria.

Para que com alegria
Gozemos do sumo bem
Maria Auxiliadora
No céu, para sempre amém.

Na próxima postagem. Uma historia  sobre a hino.

3 comentários:

  1. Dos quatro filhos de Isabel de Morais Rego Joaquim e Raimunda não se casaram.

    Antonio casou com Clara Alves de Menezes e tiveram uma só filha conhecida por "Didia".

    Josefa casou-se com Pedro André do Sanharol, tiveram 6 filhos e 63 netos.

    ResponderExcluir
  2. Resgate de memória espetacular. Falar de Madrinha Josefa e seus familiares são motivos de muitas alegrias, pois elem de ser uma santa foi conhecida como a mulher mais religiosa da nossa Comunidade Sanharol. Devo a essa estimada figura à aprendizagem das rezas para a minha primeira comunhão. Lembro-me já velhinha de suas caminhadas para assistir as missas na paróquia de São Raimundo celebradas pelo vigário Padre José Otávio de Andrade. Os seus seis filhos, José, Luis, Joaquim, Francisco, Luiza e Ana são exemplos de pessoas sinceras, honestas, que durante suas estadas no solo pátrio de nossa querida Várzea-Alegre, só deixaram histórias fantásticas e muitas amizades.

    ResponderExcluir
  3. Prezado João Bitu.

    Luiza não era filha de Madrinha Zefa. Era neta, filha de Maria casada com Joaquim de Satiro.

    ResponderExcluir