Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tá feia a coisa

Economia cresce apenas 0,2% no primeiro trimestre, aponta IBGE



(Transcrito da “Folha de S.Paulo)
PEDRO SOARES
DO RIO


Diante de uma freada do investimento e da desaceleração da indústria, o PIB (Produto Interno Bruto) fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 0,2% ante os três últimos meses de 2011, na comparação livre de influência sazonais, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (1º).

Prévia do Banco Central sobre a atividade da economia (o índice IBC-BR) já apontava um PIB fraco, com crescimento de 0,15% no primeiro trimestre. Pesquisa da autoridade monetária com as principais instituições financeiras do país aponta alta do PIB inferior a 3% neste ano, enquanto alguns bancos e consultorias já projetam expansão de 2,8%.

O PIB, que reflete a soma das riquezas produzidas por um país, é composto pelos dados da indústria, agropecuária e setor de serviços. Também é analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações

2 comentários:

  1. Prezado Armando.

    O Brasil pode ser visto com o olhar mentiroso e com o olhar real.

    Ontem, quando o Cara desenhava e fantasiava o Brasil dele no programa do Ratinho, o Jornal Nacional mostrava Teresina a cidade do estado governado pelo PT a 10 anos, a miséria e pobreza absoluta, a mais deslavada falta de vergonha. Assim é a republiqueta imoral e indecente do PT.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Morais, pelos últimos acontecimentos alguns conhecidos meus estão concordando com o que eu sempre dizia: se não tivéssemos a imprensa livre do Sudeste e a vigilante classe empresarial paulista, esse magote de demagogos teria transformado o Brasil numa republiqueta igual a Venezuela atual.
    O que tem de fanáticos e ingênuos neste Brasil -- com destaque para o Nordeste -- iria às ruas defender até que o mensalão nunca existiu...
    Triste!

    ResponderExcluir