Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 1 de julho de 2017

REAÇÃO QUE SE IMPÕE - POR ANTÔNIO MORAIS


Acompanhei desde o inicio a fundação do "Parque Asa Branca na  cidade de Exu" - Pernambuco. Idealizado pelo próprio Luiz Gonzaga para  guardar e resgatar a Memoria Gonzaguiana. 

Com a morte de seu criador o parque foi adquerido pelo empresario Zito Urbano de Alencar e, anos depois com a morte  do Zito eu não sei, ao certo, a quem pertence atualmente. Se aos herdeiros, a outrem ou ao puder publico.

O fato é que se encontra majestoso e desempenhando a função  pretendida por seu fundador Luiz Lua Gonzaga.

Outro dia, de passagem pela cidade,  fiz uma visita ao local, da entrada ao seu final. Muitos registros das coisas que fizeram parte da vida do Gonzagão. No entanto, não vi nada, absolutamente nada, uma foto se quer, um escrito que seja do nosso conterrâneo José Clementino do Nascimento. 


Várzea-Alegre precisa, com urgência, levantar  os trabalhos do José Clementino em parceria com Luiz Gonzaga e levar aquele local para informar aos visitantes. Falta informação. 

Várzea-Alegre que cuida tão bem da festa do padroeiro, que  se orgulha do carnaval, precisa se mobilizar em defesa do que representou José Clementino para nossa memória cultural.

Basta de esquecimento, quando se consulta ao Youtube ou Vagalume as musicas do Zé aparece lá, bem legível: Luiz Gonzaga e só. Uma verdadeira desapropriação.

Sertão Setenta - José Clementino do Nascimento Sobrinho.


Um comentário:

  1. É isto amigo Jose Clementino.

    A prioridade de Várzea-Alegre é conceder "Títulos de Cidadania" por atacado.

    Da ultima vez foram 15, gente que não se sabe de onde veio nem o que fez pela comunidade é agraciada. Bajulação em alta.

    Já tivemos até troca de títulos: São Bernardo e Várzea-Alegre. Os agraciados visitaram a cidade pela primeira vez para receber o titulo. Vergonha.

    ResponderExcluir