Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de março de 2013

JOGO DO BICHO - Por Mundim do Vale.

JOGO  DO  BICHO.

Acabaram com o jogo, mas deixaram os bichos.

Um patrão dando uma ordem ao seu empregado:
- COELHO. Vá lá na casa de Compadre CARNEIRO e diga a ele que eu mandei pedir o MACACO JACARÉ emprestado, para trocar os pneus do carro. Mas tenha cuidado com aquele CACHORRO dele, que aquele bicho é um LEÃO de valente.
O empregado com o patrão:
- Seu CAMELO pensa que eu sou BURRO? Aquele bicho só tem arranco.  Ele fica só latindo e rodando no terreiro a moda PERU. Agora a VACA da mulher dele é uma COBRA de valente. Faz do CABRA velho, GATO e sapato. E ele fica só dormindo feito PORCO velho e tem mais chifre do que TOURO. Tem chifre até nos pés que nem GALO. E ainda fica bancando pose feito PAVÃO, mas eu acho que ele é VEADO. Eu tou dizendo isso, porque tenho a força  do ELEFANTE e os olhos da ÁGUIA. Eu enxergo até  onde a AVESTRUZ esconde a cabeça.
- Pois pegue o CAVALO, e vá rápido feito um TIGRE. Não vá dormir como um URSO não. Vá voando como BORBOLETA.

Um comentário:

  1. Texto muito bem elaborado! Gostei demais! É o Jogo do Bicho enraizado na cultura brasileira.

    ResponderExcluir