Nossa senhora da Paz, Padroeira de Arneiroz, local de nossas origens.
Conforme postagem no Blog do Inharé, um colaborador faz suas considerações com relação ao que foram as festividades de São João na vizinha cidade de Cedro no passado e, o que hoje são.
Rebuscando o tempo, e, não precisamos ir tão distante, lembramos do que foi a festa de São Pedro do Sitio Barreiro, a festa de São Sebastião da Boa Vista, o terço de Santa Luzia na Formiga etc. O meu pai dizia que a festa de Nossa Senhora da Paz do Sitio Garrote, promovida por Rosendo Alves Bezerra e por Janjão Batista de Morais eram semelhantes as de São Raimundo, tinha movimento igual. Hoje em dia não se fala em nenhuma delas. No Garrote por exemplo nem as casas existem mais.
Mas, eu vou lembrar uma historia do sempre muito bem humorado José André do Sanharol. Estava de temporada pelo Assaré. No mês de Agosto, antes de ir a Várzea-Alegre ver a festa de São Raimundo, foi ao distrito de Aratama, onde no mesmo período se comemora também a festa de São Raimundo.
Parada rápida no local pra tomar café coincidiu com o momento em que uma comitiva da igreja passava pedindo esmolas animada por uma Banda Cabaçal.
José André ofertou um real. Eu perguntei: papai o senhor não se acanha de ofertar um real para o santo não? Ele respondeu: meu filho uma festa que os organizadores são acompanhados por uma Banda Cabaçal um real de oferta é muito dinheiro.
Na verdade, a oferta maior estava reservada para São Raimundo Nonato de Várzea-Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário