Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de julho de 2013

SITUAÇÃO CONFUSA - Por Mundim do Vale.

DEUS  E  O  POVO.

 A pior coisa que pode acontecer ao ser humano, é ter que escolher entre duas situações a melhor para o seu futuro.
Eu sou um exemplo dessa situação.
No ano de 1971 eu tinha um emprego de oficial de justiça da comarca de Várzea Alegre –Ceará, conquistado em concurso público.
No mesmo ano a minha família mudou-se para Fortaleza me causando o primeiro impacto, pois na época eu ainda era solteiro e fiquei igual a pinto de granja, sem família. Em seguida vieram as cobranças dos meus irmãos, para eu largar tudo e vir para Fortaleza, foi o segundo impacto, deixar um emprego com estabilidade para arriscar outro na cidade grande.
Para garantir o emprego eu tive a ideia de requerer licença para interesse particular por dois anos para assim poder analizar melhor a situação.
Foram dois anos de tortura. Todo os dias eu pensava o que fazer quando vencesse a lilença e não encontrava a solução.
As opiniões da família e dos amigos eram divergentes.
Uns diziam:
- Como que tu vai deixar um emprego garantido na tua cidade, onde todo mundo te conhece, para morar em Fortaleza? Só tando doido.
Outros diziam:
- Como é que tu vai deixar de morar em Fortaleza, onde tem mais facilidade  de estudo e de emprego, para viver numa cidade carente de tudo?
Pareceia a história da família e o burro.
E assim a minha dúvida aumentava e eu nada de achar um critério de escolha para aquela situação.
Quando já estava perto de vencer a lilença, eu tive a ideia de fazer a escolha de uma forma, que se desse errado, eu não teria ninguém para responsabilizar pelo meu fracasso.
No domingo eu estava com os meus irmão na área de casa e falei;
- Eu tenho uma coisa para dizer a vocês. Encontrei uma forma de resolver a minha situação.
Peguei uma moeda e disse:
Essa moeda vai resolver por mim. Se der cara eu fico em Fortaleza, se der coroa eu volto para Várzea Alegre.
A trocida ficou dividida, metade cara e a outra metade coroa.
Peguei a moeda entreguei ao meu irmão caçula, ele arremessou para o alto, quando caiu deu cara, ficando assim definida a minha situação.
Não sei dizer o que teria sido melhor para mim, porque Deus é quem me conduz.
Quando um amigo pergunta se a escolha foi boa eu respondo:

- Não sei te dizer. Porque hoje quem cuida da minha vida é DEUS E O POVO.

Um comentário:

  1. Prezado Mundim.

    Eu sempre entendi que todos nós temos o caminho traçado por Deus.

    E, assim é como dizia um grande sábio: O destino conduz aquele que consente e, arrasta o que lhe resiste.

    Grande abraço.


    ResponderExcluir