Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A educação roubada - Por Ruth de Aquino

Todo mundo hoje quer saber onde está Amarildo. Mas também quero saber onde foram parar 40% dos gastos municipais com Educação, desviados por corrupção e incompetência de prefeitos e assessores.

Explicando melhor: um estudo de técnicos da Secretaria do Tesouro mostrou que quase metade dos recursos liberados para valorizar professores e equipar escolas não chegou a seu destino.

Vamos entender o drama: dos R$ 55 bilhões destinados ao ensino nos municípios, R$ 22 bilhões foram desperdiçados.

Onde estão os bilhões da Educação? Enterrados na vala comum das fraudes e do roubo da verba pública? Onde está o cemitério clandestino da grana que, no fim das contas, sai de nosso bolso em forma de impostos e se destina a um fim nobre?

Por que o governo da presidente Dilma Rousseff e os parlamentares não se indignam com esse escândalo que mina nosso desenvolvimento humano e prejudica o resultado do Fundeb – um fundo criado em 2006 para desenvolver a educação básica e valorizar os educadores?

Dos 180 municípios fiscalizados entre 2011 e 2012 por técnicos e analistas, mais de 70% apresentaram irregularidades de todo tipo. Licitações simuladas. Falhas de execução de contratos. Despesas incompatíveis com os objetivos do programa. Saques suspeitos na boca do caixa, logo antes de o prefeito tomar posse. Superfaturamento. Depósito do dinheiro em aplicações financeiras. Remuneração de professores abaixo do piso nacional do magistério. Essa auditoria tem o aval da Controladoria-Geral da União.

A sensação é que os ratos proliferam sem controle entre os políticos. Precisamos de uma multidão de fiscais – e que esses fiscais sejam honestos. Os impostos não param de subir, sob pretexto de melhorar serviços essenciais.

Quando a presidente Dilma, aconselhada por Sua Eminência Lula, sugerir a reedição da CPMF para a Saúde e talvez para a Educação, primeiro os contribuintes brasileiros terão de se insurgir com faixas imensas: “Onde foram parar nossos impostos?”, “Tapem os ralos de nosso dinheiro!”, “Moralizem as contas públicas!”.

3 comentários:

  1. Outro dia vi e ouvir uma entrevista com um professor, e, ele mostrava os caminhos. Dizia que há 20 anos fez um curso de mestrado e doutorado numa universidade dos Estados Unidos.

    Ele destacava o fato de 90% da turma ser chineses. Aí está, na educação, os verdadeiros caminhos do progresso e desenvolvimento que a China vislumbra hoje em dia.

    No Brasil, nos últimos dias, tivemos noticias do TCU dando conta que 73% dos fundos de investimentos na educação foram desviados pelos prefeitos porcarias e corruptos.


    ResponderExcluir
  2. É lamentável tal constatação. Guiçá, nós várzea alegrense; deveríamos começar a questionar o nosso próprio município, inclusive em relação ao saneamento básico, pois há um acordão do Tribunal de conta da união (TCU), afirmando que não havia até novembro de 2012, prestação de conta dos dois convênio, firmado pela nossa Prefeitura e a Funasa, na gestão Hélder. O desenrolar todos sabemos. O mais interessante é que a discussão neste blog sobre esse assunto, a corrupção no saneamento, na gestão Hélder, que teve como guia espiritual Carlos Kleber, não se encontra mais nos arquivo deste blog, ou seja, foi removido do servidor, não sei se apedido dele ou de outra pessoa. Provavelmente, esse dinheiro esteja sendo investido no Estado de São Paulo, mais precisamente na empresa de título de capitalização ABC - Cap, que ele criou e já funciona no ABC paulista.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Washington.

    Condeno a ladroagem seja por quem for cometida. Não costumo postar assuntos politicos atuais de Várzea-Alegre. Quando escrevo resgato causos antigos.

    Não foi feita postagem neste Blog do Sanharol a este respeito, pois se tivesse sido feita não seria excluída a pedido de quem quer que fosse. Procure ver noutro Blog você pode encontrar.

    Acompanho a politica de Vàrzea-Alegre desde os anos 60. Quem passou por lá foi desonesto. Não tem santo nessa historia.

    Pra mim são todos iguais.

    Grande abraço.


    ResponderExcluir