Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

019 - O Crato de antigamente - Por Antônio Morais


Gabriel de Morais Rego primeiro filho do segundo casamento de José Raimundo do Sanharol e Antônia de Morais Rego.

O segundo enlace Sanharol/Malhada foi Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito. Desse casamento nasceu Eufrásia de Morais Brito, e, daí por diante uma geração de nobres e notáveis cidadãos e cidadãs. São tantos e tantas, que enobrecem a genealogia familiar.


Macário Vieira de Brito e Eufrásia de Morais Brito, unica filha do casal Gabrial e Joaquina.


Da única filha deste casamento, Eufrásia casada com Macário Vieira de Brito descende uma família de médicos devotados. Antônio Macário de Brito, filho do casal, abriu as portas da família para o campo da medicina.



Dr. Humberto Macário de Brito, bisneto do velho Bilé.

Notabilizou-se, pela nobreza da humildade, pelo humanismo, caráter e índole de homem manso, porém, valente como o velho Gabriel se preciso fosse.

Como médico salvou vidas, como homem publico deu exemplos de grandeza, nunca foi subserviente. Na politica foi  Prefeito, Deputado e Secretario Estadual da Saúde.

Homem independente, levado pelas coisas simples e pela admiração e respeito aos amigos. Isto basta, é parte da grande herança que nos deixaram Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito.

O velho Bilé faleceu em 1919. Está sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, em Crato.

3 comentários:

  1. Família de médicos.

    Antônio Macário de Brito.

    Herom Macário de Brito.

    Humberto Macário de Brito.

    José Luciano de Brito Gonçalves.

    Macário José Bezerra de Brito.

    Marcelo Pierre de Brito Monteiro.

    Fábia Brito.

    Bernardo Brito.

    Saulo Brito.

    Davi Carneiro de Brito.

    Iolanda Gifone Brito.

    Raisa Brito.

    Carmem Brito.

    Lídia Bezerra Brito.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel de Morais Rego casou-se outras duas vezes com filhas de Vitorino Vilar e são muitos os seus descendentes espalhados do Crato, Campos Sales e Arneiroz.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, me chamo Eni. Tenho sobrenome Macario. Meu avo era Antonio Rodrigues Macario, meu pai Jose Rodrigues Macario Sobrinho, e a família tem nomes repetidos, como Manoel, Joao, Antonio, Jose, todos Rodrigues macario. Busco meus antepassados, de onde vieram. Esta família, ate onde tenho informação e do Rio de Janeiro. Meu bisavô era Jose Rodrigues Macario. Por acaso esta família que você esta citando acima, pode ser ou e parente desses no Rio de Janeiro? Você tem alguma informacao para me passar? Fico-lhe muito grata.

    ResponderExcluir