Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 13 de fevereiro de 2016

Histórias de Ariano Suassuna.


001 - Conversa de Ariano Suassuna com um amigo.

Eu só viajo de carro porque tenho medo de avião.
Que é isso, Ariano? Você viaja de carro por estradas ruins e de repente encontra um buraco. O carro cai no buraco, capota e lá se foi você – argumentou o amigo.
E no avião, que o buraco acompanha o voo?

002 - Ariano entrou agoniado no táxi. Ía para um evento na Academia Brasileira de Letras e estava vestido a caráter - uniforme de gala, ou fardão, como é conhecido, de veludo com detalhes dourados.

A mulher de Ariano falou para o taxista: Vamos logo que ele já está atrasado para o evento. No que o taxista respondeu: Do jeito que ele está vestido, duvide-o-dó que essa festa comece sem ele!

003 - Candidato a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo pediu a Jorge Amado, seu amigo, que intercedesse por ele junto a Ariano. Jorge e Ariano já eram “imortais”.
Não posso. Uma vez pedi o voto de Ariano para a eleição de Eduardo Portela. Ele disse que votaria e não votou – respondeu Jorge. Mas diante da insistência de João Ubaldo, concordou em procurar Ariano. Que garantiu seu voto para João Ubaldo.

É, mas você garantiu para Eduardo Portela e não votou – lembrou Jorge. Você tem toda razão. Prometer, eu prometo. Mas sou meio esquecido – encerrou Ariano.


004 - De Ariano: Bom mesmo é falar mal pelas costas, porque pela frente é constrangedor.

005 - Quando Ariano foi convidado para ser Secretário de Cultura do Recife, o assessor de imprensa da prefeitura pediu-lhe um currículo para distribuir com os jornalistas e ser publicado no Diário Oficial do município.

Não tenho currículo - respondeu Ariano.
Impaciente, o assessor insistiu:
Todo secretário tem que apresentar um currículo.
Aí foi Ariano que ficou impaciente. E disse:n Então anota aí: Ariano Suassuna, escritor brasileiro, razoavelmente conhecido no Exterior.

006 - As coisas estão mudando muito. Já não reconheço algumas – comentou Ariano com Leda Alves, sua amiga, quando exercia o cargo de pró-reitor comunitário da Universidade Federal de Pernambuco.
O que foi que houve? Conte – pediu Leda.
Me chamaram no Departamento de Pessoal. E a moça de lá foi logo me perguntando: “O senhor é do Qufupe, não é? Respondi: “O que é isso, moça... Não sou homem disso não.” Mas aí ela veio com uma conversa ainda pior. Me olhou e disse: “É porque o senhor tem duas dentro e não gozou”. E aí eu disse: “Moça, essa conversa está muito atrapalhada. Não é pra mim. Adeus”. E fui embora. Ariano fingiu não saber que Qufupe era a abreviação de Quadro Único da Universidade Federal de Pernambuco. E que “duas dentro” significava duas licenças a que tinha direito, mas que não tirara ainda.

007 - De Ariano: “Só dão banana a macaco, depois ficam perguntando por que macaco gosta de banana”.

008 - Uma mulher que não gostava de Ariano, perguntou-lhe: “Qual é o seu signo?”. Gêmeos, respondeu Ariano. Então, a mulher sapecou: “Você sabia que as pessoas de Gêmeos têm duas caras?”. Ariano não se abalou: “Ôxi, se eu tivesse duas caras estaria usando essa?”

009 - Ariano costumava chamar a morte de "Caetana". E em suas aulas-espetáculo sempre dizia assim:  Não vou morrer. Vou me esconder da "Caetana" e ela não vai me pegar.Na semana passada, porém, no Festival de Inverno de Garanhuns, ele encerrou o que seria sua última aula dizendo: Vou dizer uma coisa a vocês: eu vou morrer. Vou, sim. Mas meus personagens ficarão todos com vocês.

Um comentário: