Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Ações da Petrobras ficam abaixo de R$ 5 reais.


Desvalorização do petróleo e receio com o sucesso do programa de venda de ativos da estatal derrubam os papéis nesta segunda.

As ações preferenciais da Petrobras desceram para menos de 5 reais nesta segunda-feira, patamar a que os papéis não desciam desde julho de 2003. Por volta de 14h40, as ações caíam 3,09% na Bovespa, na esteira do declínio do petróleo e de preocupações com o nível de dívida e o andamento do plano de vendas de ativos da companhia.

No exterior, os preços do petróleo renovaram mínimas desde 2003, com o mercado preparando-se para receber exportações adicionais do Irã depois que as sanções internacionais ao país foram retiradas no fim de semana. Com a queda, os papéis desceram a 4,98 reais.

Nas questões internas da companhia, uma das principais preocupações de investidores é a eventual necessidade de ajuda do Tesouro Nacional ou nova capitalização via emissões de ações, dado o elevado nível de endividamento da petroleira e dificuldades para implementar seu plano de desinvestimentos. Na última sexta-feira, executivos da estatal afirmaram que uma ajuda do governo não está no radar e que seria a última opção.

A equipe de analistas do UBS destacou em relatório na semana passada que o plano de desinvestimento ainda pode ajudar a criar valor para a companhia, mas ponderou que os desafios crescem e que eles ainda vêem riscos elevados de uma oferta de ações, "embora provavelmente não este ano".

Um comentário:

  1. Quero cumprimentar os adeptos da seita que atenderam ao Pajé e trocaram o seu sagrado FGTS por Ações da petroleira a base de 112,00. Parabens a todos. Valeu.

    ResponderExcluir