Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 8 de março de 2016

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER.


No dia 08 de Março de 1857, operárias de uma fabrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve.

Ocuparam a fabrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução da carga diária de trabalho para l0 horas, as fabricas exigiam 16 horas diárias, equiparação de salario com os homens, as mulheres ganhavam 1/3, e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fabrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas num ato totalmente desumano.

Somente em 1910, durante a conferencia da Dinamarca ficou decidido que 08 de março passaria a ser o dia Internacional da Mulher, oficializado pela ONU em 1975.

Aos 12 de Outubro de 1958, a decima terceira junta apuradora da Justiça Eleitoral da comarca de Quixeramobim declarava encerrada a apuração dos votos para o cargo majoritário no município sertanejo situado a 206 Km de Fortaleza.

O extrato da ata geral anunciava Aldamira Guedes Fernandes vencedora do pleito para o poder Executivo local. Com maioria absoluta de votos, exatos 59%, comemorava a conquista, sendo empossada aos 25 de Março do ano seguinte.

No Brasil pela primeira vez, uma mulher assumia o cargo por meio do voto livre. Aldamira Guedes Fernandes a primeira prefeita do Brasil.
Foto recente.

Um comentário:

  1. Eu não tenho nenhum preconceito com nada. Merece distinção e louvor o trabalho pela igualdade que as mulheres travam na sociedade. Porém, eu acho que, em alguns casos, a mulher tem confundido liberdade com libertinagem e está pagando caro por esse mal entendimento.

    ResponderExcluir