Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 6 de março de 2016

A crônica do domingo

 Brasil: do antigo “País do Futuro” para a atual “banana republic”...  (por Armando Lopes Rafael)

    




Não é segredo para ninguém que o nosso Brasil sofreu uma decadência generalizada, em todos os aspectos da vida, nos últimos anos, melhor dizendo: nestes tempos do lulopetismo.  Nossa pátria entrou na fase de estagnação e marcha para o colapso. O catastrófico desempenho da economia nos últimos meses (com exceção do desprezado – e até perseguido setor do  agronegócio) já é do conhecimento de todos. O inoperante e incompetente governo de Dilma Rousseff levou o Brasil ao quadro de estrangulamento fiscal, de recuo dos investimentos e o resultado é que chegamos ao “crescimento negativo”. Nosso PIB recuou quase 4% em 2015...
 As nações do Primeiro Mundo veem hoje o Brasil como uma “Banana Republic” igual às da América Central e algumas da América do Sul...
 
 Bons tempos àqueles em que nos carnavais a população cantava “Yes, nós temos banana”. Mas até a frase "Yes, nós temos banana" pode deixar de ser verdadeira em 10 anos. De acordo com um alerta feito por um cientista belga, a fruta pode estar extinta em uma década. Emile Frison, chefe da Rede Internacional para o Aprimoramento da Banana, em Monpellier, na França, afirma que falta diversidade genética à planta para resistir a doenças que atacam as plantações. Para o cientista, somente a biotecnologia e a manipulação genética podem garantir a sobrevivência da espécie. 

 "Frison vê isso como a única esperança para a banana", afirma a revista New Scientist desta semana. Sem ajuda, a produção mundial de banana pode cair, iniciando o processo de extinção da fruta. A bananeira é uma planta estéril, sem sementes, como se fosse um clone modificado da primeira banana, a banana selvagem, que existiu há 10 mil anos e não era comestível. Os cientistas alertam que os países que dependem da fruta como a maior fonte de calorias da dieta da população, como alguns países africanos, podem ser os mais prejudicados.

   Em 1950, a então dominante banana da espécie Gros Michel foi exterminada no Panamá por um fungo. A sua sucessora, chamada Cavendish, está ameaçada por uma epidemia global, que atinge plantações na África, na Ásia e nas Américas.  Todas as variedades da banana moderna são descendentes de uma banana mutante estéril, cultivada na Idade da Pedra.  "Cada uma é virtualmente um clone, quase destituída de diversidade genética", afirma a New Scientist. Frison afirma no artigo que "assim que um novo fungicida é criado, os fungos desenvolvem resistência".
      Noutras palavras: os que plantam banana estão ferrados...além de queda, coice...

Um comentário:

  1. Prezado Armando Rafael - Um texto bem razoado para o momento. Um dos males que o Brasil padece e padecerá por muito tempo ainda é o moral, o ético. A faixa etária atual de 15 a 20 anos personificou os costumes e exemplos implantados na sociedade por um governo onde mentir, levar vantagem, corrupção e a esperteza estão na frente de atuação. Outra coisa não tem sido feito. Lamentavelmente.

    ResponderExcluir