Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de março de 2016

J. R. Guzzo : Suelto

A seguir, algumas perguntas de possível interesse para os leitores. Nenhuma delas será respondida, nunca, mas perguntar a gente sempre pode:

• Quais e quantos juízes, em qualquer país democrático do mundo, já foram presos até hoje por “gravar” conversas de presidentes da República? Dilma Rousseff acaba de comunicar que no mundo civilizado esse tipo de juiz vai para a cadeia. Solicita-se, para o esclarecimento geral, uma lista de nomes de juízes presos por este delito – se possível, acompanhada de datas e dos países em que tais prisões foram feitas.

• O ex-presidente Lula disse, no comício de sexta-feira à noite em São Paulo, que os brasileiros que se manifestaram no dia 13 de março, e quem mais está contra o governo, fazem compras em Miami; como o dólar está caro, acabam comprando menos, e é por isso que ele, Dilma e o PT são tão criticados. Já “nós”, disse Lula, “compramos na 25 de Março”. Pergunta-se: “nós” quem? Lula poderia apontar, entre os objetos que tem no sítio de Atibaia, quantos foram comprados na Rua 25 de Março, no centro de São Paulo? Cozinha Kitchen’s, por exemplo: dá para comprar na 25?

• A linha de telefone celular contendo a conversa na qual Dilma diz a Lula que está enviando a ele o “termo de posse”, para usar “em caso de necessidade”, pertence a Dilma Rousseff? Pertence a Lula, que já informou que não tem nenhum aparelho celular? Pertence ao sistema de comunicações do Palácio do Planalto, a algum escritório do PT ou ao Instituto Lula? Pertence à sua empresa de palestras, a seus advogados, seus familiares, seus colegas de partido ou seus amigos?

• Qual artigo, parágrafo, alínea ou inciso de lei o juiz Sergio Moro desrespeitou nos dois anos inteiros de investigações da Operação Lava Jato? Por que durante esse tempo todo nenhum magistrado que está acima dele no sistema judiciário brasileiro considerou Moro culpado de alguma transgressão?

• O ex-presidente Lula afirmou que os mais altos tribunais da justiça nacional estão “totalmente acovardados” no presente momento. Dilma concorda com essa opinião?

• Em outra área de indagações, que poderia se estender ao infinito, o público pagador é informado que a ex-ministra Ideli Salvatti, amiga-símbolo dos governos de Lula e de Dilma, foi nomeada, por indicação da República Federativa do Brasil, para o cargo de “Assessora de Acessos a Direitos e Equidades” na Organização dos Estados Americanos, em Washington. O que faz, na sua jornada de trabalho, uma “assessora de acessos?” Pergunta-se ainda quais as qualificações técnicas de seu marido para exercer, também por indicação do governo do Brasil, o cargo de “Ajudante da Subsecretaria de Serviços Administrativos e de Conferências na Junta Interamericana de Defesa” da mesma OEA (seu salário é de 7400 dólares por mês).

Um comentário:

  1. O Ministro Teori começo a responder parte das perguntas. Pela primeira vez no STF um Juiz anula decisão de outro sem que leve antes ao plenário da corte.

    ResponderExcluir