Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de março de 2016

O que mostra a história - Por Antônio Morais


"Se tentaram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo". "Se me prenderem viro mártir, se me deixarem solto, viro presidente", diz Lula.

Quando o bando de Virgulino Lampião invadiu o Rio Grande do Norte o Coronel Rodolfo Fernandes, Prefeito de Mossoró  reagiu e no meio do cabroeira tinha um Jararaca. A história  diz que  foi enterrado vivo. O povo tem  maior puder que qualquer bando organizado. O pisão do rabo vai deixar a jararaca sem forças como ficou o Sansão sem os cabelos., 



Benito Mussolini.

No verso de sua efígie ou de sua fotografia, estava escrito: "Se eu avançar, segui-me; se eu morrer, vinga-me; se eu trair, matai-me". 

Na verdade, depois de muitos sacrifícios e humilhações, a Itália não seguiu a Mussolini que ainda tentou avançar. Benito Mussolini, que arrastara seu pais a uma aliança desastrosa com a Alemanha hitleriana, não foi vingado, muito pelo contrario, foi morto por sua própria gente que o linchou e o pendurou num poste ateando fogo ao cadáver. 

Toda empáfia, todo orgulho e toda a pseudo-grandeza do simples professor primário que se transformou no maior ditador europeu por mais de vinte anos, acabaram confirmando o pensamento de Young “Aqui Jaz”. 

Sua memória é hoje lembrada com tristeza porque a seu povo ele fez mais mal do que o bem. Enquanto a humildade triunfa, o orgulho leva a nada, e todos, um dia, estaremos sob uma pedra fria enfeitada por um apitafio com as indefectíveis palavras: aqui Jaz".


Nenhum comentário:

Postar um comentário