"Se tentaram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo". "Se me prenderem viro mártir, se me deixarem solto, viro presidente", diz Lula.
Quando o bando de Virgulino Lampião invadiu o Rio Grande do Norte o Coronel Rodolfo Fernandes, Prefeito de Mossoró reagiu e no meio do cabroeira tinha um Jararaca. A história diz que foi enterrado vivo. O povo tem maior puder que qualquer bando organizado. O pisão do rabo vai deixar a jararaca sem forças como ficou o Sansão sem os cabelos.,
Benito Mussolini.
No verso de sua efígie ou de sua fotografia, estava escrito: "Se eu avançar, segui-me; se eu morrer, vinga-me; se eu trair, matai-me".
Na verdade, depois de muitos sacrifícios e humilhações, a Itália não seguiu a Mussolini que ainda tentou avançar. Benito Mussolini, que arrastara seu pais a uma aliança desastrosa com a Alemanha hitleriana, não foi vingado, muito pelo contrario, foi morto por sua própria gente que o linchou e o pendurou num poste ateando fogo ao cadáver.
Toda empáfia, todo orgulho e toda a pseudo-grandeza do simples professor primário que se transformou no maior ditador europeu por mais de vinte anos, acabaram confirmando o pensamento de Young “Aqui Jaz”.
Sua memória é hoje lembrada com tristeza porque a seu povo ele fez mais mal do que o bem. Enquanto a humildade triunfa, o orgulho leva a nada, e todos, um dia, estaremos sob uma pedra fria enfeitada por um apitafio com as indefectíveis palavras: aqui Jaz".
Nenhum comentário:
Postar um comentário