Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 11 de março de 2016

Temer vem aí! - Por Ricardo Noblat



Cuidemos do cerco a Dilma que do cerco a Lula cuida a Lava-Jato.

Está assim: não há em Brasília viva alma no primeiro escalão da República, nem mesmo no segundo, que aposte na permanência dela no poder até o fim do ano.

O primeiro escalão reúne ministros de Estado, ministros do Judiciário, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, e os líderes dos principais partidos. O segundo escalão, aqueles que  trabalham ligados diretamente a essa gente.

O ex-presidente José Sarney não ocupa nenhuma dessas posições. Mas é um político influente, embora sem mandato. E faz parte do primeiro escalão da República. A senadores, segundo informou a edição online do Jornal do Brasil, ele disse na última quarta-feira:

- Acabou [o governo]. É como Café, Getúlio e Collor.

É o que mais se ouve em Brasília de uma semana para cá: "Acabou o governo. Acabou".

Getúlio Vargas matou-se quando os militares ameaçaram derrubá-lo em 1954. Foi sucedido por Café Filho, seu vice, que logo caiu.

Fernando Collor, o primeiro presidente eleito pelo voto popular depois da ditadura militar de 1964, acabou cassado pelo Congresso em 1992.

Dilma caminha para perder o mandato por obra e graça dos graves erros que cometeu, das crises sem solução que assolam o país e por lhe faltar talento para governar. Agradeça a Deus se escapar sem que lhe acusem de corrupção.

A essa altura, nem mesmo o PT acredita que possa salvar Dilma. Ou pior: nem mesmo o PT está interessado em tentar salvá-la. O PT quer salvar Lula. Se conseguir, ficará de bom tamanho.

Há manobras políticas diversionistas em curso que só servem para esconder o que de fato importa.

“Parlamentarismo, já!” - defendem muitos. “Parlamentarismo, em breve!” - pregam outros.

Tolices. No momento, tolices. Imagine este parlamento, logo este, fortalecido por uma troca de regime.

“Eleição presidencial no fim do ano coincidindo com a eleição já marcada de vereadores e prefeitos!”

Tem gente no PT disposta a comprar essa ideia. Se Lula livrar-se da Lava-Jato, quem sabe ele não se candidata outra vez a presidente e se elege?

Não leve a ideia a sério.

O que se trama, o que amadurece enquanto se agrava a situação do país, enquanto Dilma se isola cada vez mais e é isolada por todos, é a simples deposição dela via impeachment e a ascensão do vice-presidente Michel Temer.

Senadores e deputados já não reclamam do rito do impeachment estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal. Que se faça como o Supremo quer - desde que logo.

Será a saída mais simples e mais rápida para uma situação que se tornou insuportável.

Um comentário:

  1. O homem vem de disco voador. Duvido que seja menos ruim do que a Dilma. Triste sorte do Brasil.

    ResponderExcluir