Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 1 de abril de 2016

CRONICA DA SEMANA: A visão de um anarquista sobre Dom Pedro II – por Pietro Nardella Dellova

A imagem (ao lado) estava na página do meu querido amigo, o Prof. Marcus Fabiano (da UFF, Niterói). Em sua postagem, o Prof. Marcus fez menção ao "Quarto Poder", chamado de Poder Moderador (o nome já diz para que servia e qual sua importância).
   Além do aspecto apontado pelo Prof. Marcus, com o qual concordo, tenho em relação à figura de Dom Pedro II um respeito histórico de elevada estima. Ademais, considero que seu governo foi mesmo o único bom.
   Mas, há outros aspectos em relação a D. Pedro II, que me fazem honrá-lo e respeitá-lo. Casou-se com uma Princesa "napolitana" (e, por ser de Napoli, já é uma querida minha), Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, que foi, então, a Imperatriz do Brasil. Pais da Princesa Isabel, responsável pela Abolição da Escravatura.
   Dom Pedro II era um homem culto, muito culto. Estudou profundamente o hebraico e a Torá, bem como visitou Jerusalém e, por isso mesmo, já o sinto mais próximo de mim, Judeu. Mas, além disso, trouxe ao Brasil um progresso não conhecido anteriormente e, sem entrar muito nisso, basta lembrar que a malha ferroviária e a Cia Ferroviária é de seu tempo.
   Ainda, admiro-o, pois foi sob seu Reino que a primeira comunidade anarquista foi estabelecida no Brasil, aliás, com doação de terras feita pelo próprio Dom Pedro II. Refiro-me à Colônia anarquista Cecília (no Paraná!), orientada por Giovanni Rossi. Se ele recebeu e tratou bem os anarquistas italianos, não me restam dúvidas de que sua cultura e clareza acerca do que era, e é, o Anarquismo, assumem lugar de destaque no melhor do pensamento "iluminista".
   Ao final, a família de Dom Pedro II foi expulsa do Brasil. Por quê? Porque sua filha, como dito acima, assinou o Decreto definitivo da Abolição da Escravatura. Os negros estavam, finalmente, livres. Mas, não apenas isso. Após a Abolição, o passo seguinte seria o da Indenização e Assentamento dos negros (eles receberiam uma indenização pelos mais de trezentos anos de exploração e, também, seriam assentados, em famílias, sobre glebas rurais). Estes dois motivos, juntos, determinaram o primeiro Golpe Militar (chamado de Proclamação da República), levado a efeito pela canalha de cafeicultores a pecuaristas (paulistas e mineiros) e a humilhante expulsão da Família real que, no mais, morreu pobre em um lugar qualquer da França. A canalha, além do Golpe, tomaria o poder e instalaria o mais atrasado sistema de produção (Política Café com Leite).
   A Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina e Princesa Isabel, o meu mais profundo respeito, sim, o respeito de um anarquista (não, não sou monarquista!).


             

3 comentários:

  1. –– 1 ––
    Qual teria sido o primeiro ato de corrupção da República brasileira?
    Certamente foi quando os golpistas republicanos – ao expulsarem a honrada Família Imperial do Brasil – obrigando-os ao mais longo exilio de brasileiros em toda a nossa história, sacaram dos cofres públicos 5 mil contos de réis (uma fortuna para a época!) e mandaram dizer a Dom Pedro II que ia mandar entregar aquela dinheirama para que ele e sua família tivessem “um exílio tranquilo e sem preocupações financeiras”...
    O honrado Imperador Pedro II RECUSOU O DINHEIRO. Não só recusou, como também exigiu que caso o dinheiro já tivesse sido retirado dos cofres públicos fosse feito um documento comprobatório no qual ele, o Imperador Dom Pedro II, o estaria devolvendo. Foi quando ele disse uma frase que ficou célebre: ––“Com que autoridade esses senhores dispõe do dinheiro publico?”

    ResponderExcluir

  2. –– 2 ––
    Se Dom Pedro II ainda fosse vivo veria que no Brasil-Republicano de hoje nada mudou, que com toda autoridade do mundo nossos atuais governantes e os políticos que formam a “base de sustentação” do lulopetismo ainda dispõe do dinheiro público como se fosse deles, usando pra benefício próprio e como meio pra promover inúmeras reeleições.
    Incrível como os mesmos anões políticos de hoje que falam mal da Monarquia, por dizer que é um regime no qual uma pessoa fica no poder até a morte, tentam também por meio do regime republicano achar brechas pra que se perpetuem também no poder de forma vitalícia. Lula da Silva/Dilma Rousseff et caterva são os mesmos que apoiam ditadores como a dinastia dos Castro (em Cuba), Nicolás Maduro (na Venezuela), Evo Morales (na Bolívia) e outros tantos da esquerda troglodita, como Rafael Correa (Equador), Robert Mugabe (Zimbábue), José Eduardo dos Santos (Angola), Daniel Ortega (Nicaraágua)...ô raça!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Armando - É por aí. "Homem culto e de muitos conhecimentos". Só o conhecimento leva ao sucesso seja qual for o segmento. Os iguais se atraem, outra qualidade. Um culto e de grandes conhecimentos não aceitaria do seu lado ignorantes. A maior qualidade dos Imperadores era se cercar de homens iguais e eles na decência, honradez e na dignidade a exemplo dos Andradas, ali o caráter nascia do berço.

    ResponderExcluir