Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 18 de junho de 2016

PCdoB recebia propina de contratos do Minha Casa Minha Vida - Por Roson Bonin


O delator Pedro Corrêa diz que corruptos cobravam até 30% de propina por cada casa construída para famílias carentes. O ex-ministro Aldo Rebelo embolsava um terço do dinheiro sujo destinado aos comunistas no esquema

Ministro do esporte Aldo Rebelo.

Há duas semanas, VEJA revelou os detalhes da extensa delação premiada que o ex-deputado Pedro Corrêa, um dos corruptos mais antigos em atividade no país, firmou com a Justiça. Confessando seus crimes com a autoridade de um decano da roubalheira, que começou a receber propinas na década de 70 e só foi parado pela Operação Lava Jato, Corrêa desnudou as engrenagens da corrupção nos governos de Lula e de Dilma Rousseff, mas fez mais. Além de comprometer figuras de proa da antiga oposição, como Aécio Neves, e da cúpula do PMDB e do governo interino de Michel Temer - como Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha, Romero Jucá e Renan Calheiros - Corrêa escancara de vez o esquema de corrupção montado por pretensos partidos "éticos" da política, os virtuosos líderes de esquerda do PCdoB. O cérebro do esquema de corrupção comunista, diz o delator, era o ex-ministro Aldo Rebelo.

Segundo relata Pedro Corrêa no anexo 27 de sua delação, durante o segundo governo Lula, o PCdoB comandou a Diretoria de Produção Habitacional do Ministério das Cidades. Pilotado por Daniel Nolasco, filiado ao PCdoB, o órgão comandava bilionárias verbas do programa Minha Casa Minha Vida. Nolasco, apadrinhado no cargo pelo ex-ministro Aldo Rebelo, operava verbas destinadas a empreiteiras de pequeno porte, que atuavam na construção de casas para a população carente em cidades com menos de 50 000 habitantes.

Enquanto cumpria a nobre missão de realizar o sonho da casa própria para famílias humildes, o militante do PCdoB aproveitava para tocar uma agenda clandestina. Nessa função, nada edificante, cobrava propinas das empreiteiras que iriam construir as moradias populares. Segundo Pedro Corrêa, a taxa praticada no esquema de corrupção girava em torno de 10% a 30% do valor de cada casa construída. O golpe era simples: o diretor do órgão, a quem cabia liberar recursos para os empreiteiros e cobrar a propina, tinha uma empresa, a RCA Assessoria. Depois de o ministério fechar o convênio com a empreiteira e repassar o dinheiro para a construção das casas, os empresários corruptos pagavam a propina negociada com o PCdoB para a RCA.

6 comentários:

  1. Aí é que é ser um partido que está do lado dos pobres. Roubar do Minha casa Minha vida é entregar um produto de má qualidade para os inocentes do programa que recebem uns ninhos de pombo caindo pelos pedaços. Vou esperar o que dizem os fanaticos que ficam catando recortes de jornais com noticias dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Durante certo tempo, os filiados e simpatizantes do PCdoB se apresentaram como idealistas puros, portadores de honestidade a toda prova! Tinha quem acreditasse... Pois sim!
    Nesta semana, que hoje termina, dois ídolos, dois mitos do PCdoB viram ruir suas imagens, pois foram acusados – por delatores da Lava Jato – de terem recebido polpudas propinas, oriunda dos desvios da Petrobras...São eles: a grosseira e barulhenta (diria até asquerosa) deputada Jandira Feghali (PCdoB–RJ) e o ex-ministro dos Esportes, ex-ministro da Defesa (o Duque de Caxias deve estar se remexendo no túmulo!) e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo(PCdoB-SP). Todos esses os cargos exercidos por Aldo Rebelo foram nos 4 governos lulopetistas.

    ResponderExcluir
  3. É bem verdade que, meses atrás, outro deputado do PCdoB, Orlando Silva, que também foi ministro dos Esportes de Lula, foi acusado de desvios de verbas, naquele ministério, o que teria garantido sua reeleição. Orlando Silva foi acusado de ter anunciado a construção –– na cidade de Caxias (RJ)– de algumas quadras poliesportivas que até hoje não se sabe onde teriam sido erguidas... Mas a verba foi dada como aplicada...

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre o PCdoB, amigo de fé e camarada do PT: Em 2014, a mídia chegou a denunciar que a duplicação dos custos para as obras dos estádios para a Copa do Mundo teriam ocasionado um prejuízo assustador no Turismo Brasileiro: R$ 20 bilhões... Interessante é que o governo gastou muitos milhões com a mídia para dar cobertura àquela Copa, cuja memória deixada foi unicamente a derrota do Brasil por 7 a 0 para a seleção da Alemanha.

    ResponderExcluir
  5. Só retificando: o Brasil perdeu por 7 a 1 e não por 7 a 0 como escrevi acima. Foi esta a herança da Copa do Mundo de 2014. Foi uma humilhação! O Brasil levou sete gols da Alemanha, cinco deles nos primeiros 30 minutos de jogo no Mineirão, em Belo Horizonte. A seleção de Luiz Felipe Scolari desapareceu em campo e assistiu à maior goleada que o Brasil sofreu na história das Copas. Depois foi que veio este mal maior: a falência administrativa do governo Dilma, na maior recessão da história do Brasil...Vade retro...

    ResponderExcluir
  6. Esperamos que As Olimpiadas não mostrem ao mundo todas as mazelas produzidas pelo PT ao longo de 14 anos no puder.

    ResponderExcluir