Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de julho de 2016

Boa notícia: juiz determina quebra de sigilo do empréstimo do BNDES para construção do porto em Cuba – Por: Reinaldo Azevedo

O juiz disse que a existência de indícios de irregularidades nas operações de financiamento no valor de US$ 682 milhões de dólares feito pelos governos do PT para a ditadura cubana  “sobrepõe-se ao dever de sigilo sobre os contratos”
O juiz Marcelo Rebello Pinheiro, da 16ª Vara Federal do Distrito Federal, proferiu sentença favorável a exibição dos documentos referentes ao empréstimo do BNDES ao Porto de Mariel, em Cuba. O empréstimo do BNDES ao porto cubano é de US$ 682 milhões de dólares. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior havia classificado o contrato como secreto, sob a justificativa de que nele constam informações sigilosas. Pelo decreto, o contrato só se faria conhecido em 2027.
O pedido de quebra de sigilo é do advogado Adolfo Saschida, que “pretende a exibição de processo administrativo […] objetivando subsidiar futura e eventual ação popular”. O juiz disse que a existência de indícios de “irregularidades” nas operações de financiamento para reconstrução do Porto de Mariel “sobrepõe-se ao dever de sigilo sobre os contratos”.



2 comentários:

  1. Quando os defensores do PT dizem que a Dilma e Lula não cometeram crimes eu me pergunto : tem crime maior que esse?

    ResponderExcluir
  2. Temer investigará porto de Mariel, construído por Lula e Dilma em Cuba
    Por Monica Bergamo (“Folha de S.Paulo”), 09/07/2016

    CUBA NA MIRA
    O governo de Michel Temer abrirá auditoria sobre uma das principais obras dos governos de Lula e Dilma Rousseff: o Porto de Mariel, em Cuba, que foi construído pela Odebrecht.
    FORÇA TAREFA
    O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle já prepara uma equipe para auditar os contratos do porto. O BNDES também entra na mira, já que a obra foi feita com recursos oriundos da instituição.
    ZERO
    A pasta acredita que não teria havido retorno em prestação de serviços para empresas brasileiras já que, em Cuba, quase tudo está nas mãos do Estado, ou tem o governo como sócio majoritário.
    MIL
    Em 2014, Marcelo Odebrecht, então presidente da empreiteira, fez defesa enfática da obra em um artigo publicado na Folha.
    *
    Segundo ele, o BNDES financiou exportações de serviços de cerca de 400 empresas brasileiras lideradas pela Odebrecht. "Se o porto será de grande importância para o socialismo cubano, foi o capitalismo brasileiro que mais ganhou até agora".

    ResponderExcluir