Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de julho de 2016

Dom Gilberto Pastana de Oliveira iniciará amanhã suas atividades pastorais na diocese de Crato


A população católica de Crato foi às ruas da cidade, na manhã deste sábado, para dar as boas vindas ao bispo-coadjutor Dom Gilberto Pastana de Oliveira. Ele foi recebido à entrada da cidade, no bairro Batateiras onde foi recepcionado por Dom Fernando Panico, padres, e populares. Depois, Dom Gilberto veio em carro aberto, passando pelo centro da cidade, até a residência episcopal no bairro Grangeiro.
Houve manifestações mais carinhosas a Dom Gilberto em frente à catedral de Nossa Senhora da Penha (com queima de uma girândola de fogos), em frente à capela de Santa Teresa (com a presença de delegações de religiosas do Cariri) e no bairro Ossian Araripe, em frente à capela de São Sebastião.

Programação do domingo
Amanhã, haverá café-da-manhã no antigo Palácio Episcopal. Depois, de onde sairá o cortejo em direção da Sé Catedral para a missa com início previsto para 08:00h. A frente do cortejo virá Dom Gilberto Pastana de Oliveira, acompanhado bispos Dom Fernando Panico, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques (Arcebispo Metropolitano de Fortaleza), Dom Ângelo Pignoli (Bispo de Quixadá–CE), Dom Edson de Castro Homem (Bispo de Iguatu–CE), Dom José Haring (Bispo de Limoeiro do Norte), Dom Magnus Henrique Lopes (Bispo de Salgueiro–PE), Dom Severino Batista de França (Bispo-emérito de Nazaré da Mata–PE), além do monsenhor Agripino Ferreira de Assis (Administrador Diocesano de Cajazeiras-PB), e expressivo número de sacerdotes desta diocese, de uma representação do clero da Diocese de Imperatriz (MA), além de padres de outras dioceses nordestinas.
Antes da missa, Dom Fernando Panico fará a apresentação de Dom Gilberto aos presentes. Na sequência, o Chanceler da Diocese de Crato, Sr. Armando Lopes Rafael, fará a leitura da Bula assinada pelo Papa Francisco, designando o Exmo. e Revmo. Senhor Dom Gilberto Pastana de Oliveira, como Bispo Coadjutor da Diocese de Crato. No final da missa, dom Gilberto falará, pela primeira vez, como bispo-coadjutor.
Encerrando a solenidade, dará entrada, majestosamente,  no interior da Catedral, ao som da música Ave Maria, de Franz Schubert – conduzida pelos Cavaleiros de Nossa Senhora da Penha – o andor com a imagem histórica da Virgem Mãe da Penha, Padroeira da cidade de Crato e desta diocese.

Escudo episcopal de Dom Gilberto

             

Um comentário: