Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 23 de julho de 2016

Em VEJA desta semana: É o fim! Dilma, sobre o impeachment: ‘Quero acabar logo com essa agonia’

A presidente afastada reconhece que não há mais nenhuma chance de retornar ao cargo e quer que o processo de impeachment termine logo
Por Daniel Pereira Laryssa Borges 
CLIMA DESFAVORÁVEL - O desabafo de Dilma Rousseff foi relatado pelo senador Renan Calheiros (Adriano Machado/Reuters)
Na terça-feira passada, Michel Temer ofereceu um jantar no Palácio do Jaburu aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Rodrigo Maia. Não havia uma pauta específica. O objetivo do presidente interino era mostrar à imprensa uma situação de harmonia entre os chefes do Executivo e do Legislativo, para contrastar com o clima beligerante no governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Tudo correu conforme o planejado, com uma revelação inesperada. Renan Calheiros disse a Temer que a petista jogou a toalha e admitiu não ter mais chances de impedir a aprovação do impeachment no Senado. Segundo o relato do senador, Dilma desabafou nos seguintes termos: “Quero acabar logo com essa agonia”.

Calheiros é a expressão mais viva do que se pode chamar de “político de Brasília”. Isso significa que está sempre ao lado do poder. Há poucos meses, estava empenhado em desalojar Temer da poderosa presidência do PMDB e, se possível, deixá-lo distante da rampa do Palácio do Planalto. Foi um dos generais da batalha de Dilma para barrar o impeachment. Sendo um “político de Brasília”, Calheiros é um termômetro quase infalível para detectar a temperatura do poder. Se conversa em tom de confidência com Temer, por quem nunca nutriu grande simpatia, é sinal de que tem certeza de que Dilma não conseguirá recuperar o mandato.

A percepção do senador, no entanto, não é propriamente um privilégio. É difícil encontrar em Brasília, mesmo dentro do PT, alguém que acredite na volta de Dilma ao Palácio do Planalto, ainda que as pesquisas de opinião mostrem que mais de 60% do eleitorado prefere a convocação de novas eleições. A questão central é que Michel Temer, em apenas dois meses de interinidade, conseguiu plantar um clima de estabilidade na política e na economia, que favorece sua permanência no poder. Pelas contas do senador Romero Jucá (PMDB-RR), demitido do Planejamento por conspirar contra a Lava-Jato, 61 dos 81 senadores votarão a favor do impeachment. Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, aposta que o número pode chegar a 63 senadores, incluindo Calheiros.

É tamanha a confiança que Geddel Vieira Lima, o ministro encarregado de negociar com o Congresso, tirará nos próximos dias uma semana de férias. “A fatura está liquidada”, reza o mantra da hora no PMDB. Temer, por via das dúvidas, não descuida de usar a máquina pública para sacramentar sua vitória. De olho nas ruas, sancionou reajustes salariais para servidores públicos e anunciou a ampliação dos financiamentos da Caixa Econômica Federal para a compra de imóveis. Num aceno aos congressistas, vetou novos cortes no Orçamento da União e determinou que sejam nomeadas imediatamente as pessoas indicadas por deputados e senadores de sua base de apoio para ocupar cargos públicos. Na quarta-feira, o ministro Geddel Vieira Lima recebeu Jovair Arantes (PTB-GO), relator da comissão do impeachment na Câmara, para sacramentar a distribuição de cargos federais em Goiás entre os parlamentares do estado.
Colaborou Marcelo Sakate
             

2 comentários:

  1. Nada existe mais fácil para a presidente. Mostra dignidade uma vez na vida - RENUNCIA. Essa agonia a presidente merece com distinção e louvor. Essa agonia da Dilma precisa continuar mais uns dias. Assim o povo vai entender que precisa se livrar de senadores do tipo - Fátima, Vanessa, Gleyci, Lindberg, José Pimentel fazendo uma limpeza nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  2. Agonia para dona Dilma. Pesadelo para nós, brasileiros! Ah! As coisas desta República! Até inspira alguns “tópicos”

    I – “Agonia” é ver Dilma, apesar de tudo o que veio à tona – na semana que hoje termina – ainda tentar insistir na falácia de “foi vítima de um "golpe". Me poupe! Vítima foi o Brasil e os brasileiros, do estelionato eleitoral promovido por Dilma e seus “companheiros” em 2014. Aliás, hoje em dia, nem os lulopetistas por mais inocentes úteis ou fanáticos que seja, acreditam mais nessa desculpa esfarrapada de “vítima de um golpe”. Dilma está pagando pela sua incapacidade administrativa; por ter tomado decisões inconvenientes e incorretas e por ter feito o maior estado (que vem aliás desde os governos de Lula) nas contas públicas do Brasil. Tragédia a não tem registro igual na história desta República!

    II – Todos sabemos que o governo de Michel Temer não é o que esperávamos. Mas o Fundo Monetário Internacional (FMI) já reconheceu que o Brasil está no caminho correto, vai haver crescimento do PIB em 2016/2017.

    III – O Ministério Público Federal vem de apresentar denúncia contra o ex-presidente Lula, o ex-senador pelo PT Delcídio Amaral, o pecuarista José Carlos Bumlai e outros três da corriola, todos acusados de tentar atrapalhar a Operação Lava Jato. Caso seja aceita na Justiça Federal, Lula virará réu e ficará ainda mais enrolado do que já está.

    IV – Fossemos uma república séria ( e não somos), depois dos depoimentos dos marqueteiros João Santana & esposa, o PT teria sua inscrição cassada e seria extinto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à luz da Lei n.º 9.096, de 19 de setembro de 1995.
    No mais o que interessa agora é que o Brasil se recupere e volte a ter alguma seriedade na administração federal...

    ResponderExcluir