Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 27 de setembro de 2016

Patrimônio Histórico -- enquanto Crato destrói, Juazeiro preserva: "painel-mural" de Nossa Senhora de Fátima será restaurado


Este era o bonito painel em homenagem à passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que visitou Juazeiro do Norte no dia 16 de novembro de 1953, existente ainda hoje no lado externo da Basílica de Nossa Senhora das Dores, na Rua Padre Cícero, embora um pouco descaracterizado. 
A ideia deste painel partiu da educadora Amália Xavier de Oliveira. A foto mostra o painel original, instalado no paroquiado de Monsenhor José Alves de Lima. Hoje ele está um pouco modificado, sem a cor original, estando inclusive com algumas letras faltando, e muita gente passa por ele sem dar a menor importância, como se não notasse a sua existência.
Mas ele tem um significado muito importante para a história religiosa de Juazeiro.  Por isso, a comissão de história do Centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores está estudando a possibilidade de fazer uma restauração do painel e a ideia já conta com a aprovação do Reitor e Pároco da Basílica, Padre Cícero José da Silva. O Painel voltará a sua forma original, mais vistoso, mais atrativo, para chamar a atenção dos transeuntes.
Parabéns à comissão História do Centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.
(Postagem original: site Portal de Juazeiro)

2 comentários:

  1. Prezado Armando - As pessoas esquecem as relíquias e a historia. Neste ano de 1953 uma tia minha de Varzea-Alegre que tinha dois filhos doentes e era devota de Nossa Senhora ficou o dia todo na calçada esperando a passagem do avião que levava a santa de Crato para Fortaleza. Ao ver a aeronave ela com uma mão estirada aos céus e a outra na direção dos filhos repetia. è aqui, é aqui, é aqui.

    ResponderExcluir
  2. Qual é, em resumo, a mensagem de Nossa Senhora em Fátima? O mundo se afastava de Deus e o ofendia de diversas maneiras. Portanto é uma mensagem atual...atualíssima.

    O mundo hoje está bem pior do que o vivenciado em 1953.

    A mensagem de Fátima Fátima é atualização daquilo que São Paulo diz a respeito da graça de Deus: “Onde abundou o pecado, suberabundou a graça” (Rm 5,20). Em tempos tão difíceis e decadentes como os nossos, Deus manda um remédio potente e eficaz contra o mal. E que está ao alcance de todos. Fátima é um tesouro inesgotável, pois é o Evangelho apresentado aos nossos tempos. A mensagem central de Nosso Senhor na Sua pregação é justamente a conversão e a fé no Seu Evangelho. E Ele se nos apresenta não pelos sábios e entendidos, mas pelos pequenos e humildes: dentre eles a humilde Virgem de Nazaré, dentre eles os pequenos Francisco, Jacinta e Lúcia. Queremos fazer parte da mesma missão? O convite foi-nos feito pela grande Mãe de Deus.

    ResponderExcluir