Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Planalto e PT avaliam que “Fora, Temer!” se enfraqueceu com denúncia acachapante contra Lula

O presidente Michel Temer evitou comentar o caso, mas no governo a avaliação é de que acusações foram 'pesadas' e 'graves' e serviram para 'colocar o PT nas cordas'; a própria cúpula do partido compartilha da avaliação
Tânia Monteiro e Ricardo Galhardo, O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - O presidente Michel Temer evitou nesta quarta-feira, 14, comentar a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No governo, no entanto, a avaliação é de que as acusações foram “pesadas” e “graves” e serviram para “colocar o PT nas cordas”, em um momento em que o partido está promovendo manifestações contra o peemedebista pelo País. 
A face da derrota:  Lula durante reunião do PT nesta quarta-feira, 14 /Foto: Gabriela Biló|Estadão /

Para assessores do Planalto, os protestos podem diminuir porque o PT perderia força para usar o discurso de “denunciar o golpe”. O entendimento é de que a denúncia terá grande impacto nas eleições municipais para os candidatos petistas. 
A própria cúpula do PT compartilha dessa avaliação. No primeiro momento, quando a acusação ainda se restringia ao triplex no Guarujá, o PT adotou em uníssono o discurso da “perseguição” a Lula. Depois, conforme as notícias de Curitiba chegavam, cardeais do partido admitiram que a denúncia trará impacto negativo para as candidaturas da legenda nas eleições e, principalmente, o enfraquecimento do “Fora, Temer”.
Os sinais de que o PT voltou à defensiva ficarão visíveis a partir desta quarta-feira, na reunião ampliada do diretório nacional do partido com a presença de Lula. O objetivo do encontro era reforçar as mobilizações pelas “Diretas-Já” e contra as reformas trabalhista e da Previdência do governo Temer e iniciar as discussões para a reformulação do PT.
Depois do oferecimento da denúncia, o foco será a defesa de Lula. Por ordem do ex-presidente, seu discurso, marcado para as 13 horas, será aberto à imprensa.  

Cenário. Segundo um parlamentar petista, a ação da Lava Jato chegou “bem no momento em que o PT saía das cordas e começava a encaixar um discurso olhando para a frente”. Apesar da derrota no processo de impeachment de Dilma Rousseff, o PT avalia que a performance da presidente cassada na sessão de julgamento no Senado e seu último discurso fortaleceram na sociedade a tese do “golpe”. Além disso, a agenda de ajuste fiscal do novo governo e as manifestações de rua colocaram Temer na defensiva. 
O caldo criado pelo novo cenário deu aos candidatos a prefeito do partido a oportunidade de nacionalizar as campanhas e pegar carona na impopularidade das medidas econômicas. Muitos deles gravaram com Lula propagandas eleitorais. Agora, avaliam os petistas, a pauta nacional volta a ser negativa para o partido com o retorno da corrupção ao centro do debate. Apesar disso, Lula deve manter a agenda de viagens pelo Brasil em apoio aos candidatos do PT.

3 comentários:

  1. O PT, como sempre, saiu em defesa de Lula. Zombando da inteligência dos brasileiros insiste em dizer que o triplex não é da família Lula da Silva. o PT só não explica o porquê de terem (quem?) gastado centenas de milhares de reais reformando um apartamento que não seria de ninguém. Pra quem foi feita a reforma com direito a elevador privativo, para que a aristocrática família não se misturasse com a "gentalha" .
    Falta agora apurar outra milionária reforma: a do sítio de Atibaia.
    Lula só tem dois caminhos: ir para o exílio na Itália ou ficar e ser preso.

    ResponderExcluir
  2. Segundo o Ministério Público Federal, Lula seria o mentor de um megaesquema criminoso para enriquecer ilicitamente, perpetuar-se no poder, comprar apoio parlamentar, em um tipo de perversão desse falido sistema presidencialista de coalizão, com propinas para financiar campanhas eleitorais.

    Enquanto isso, Dilma Rousseff – a “presidenta-incompetenta” – está em Porto Alegre, com direito a 2 automóveis, 4 assessores, 4 seguranças e uma penca benefícios (passagens aéreas, Plano de Saúde, etc.) representando um custo mensal da ordem de 68 mil reais (foram o salário de 35 mil como ex-presidente), tudo por conta do erário público.
    Ela vive nababescamente como FHC, Lula, Sarney... E ainda tem quem acredite em Justiça neste país. Arre égua!

    ResponderExcluir
  3. O MPF fatiou as denuncias. Desta feita, Triplex e armazenamento com a OAS e deverá vir em seguida com o Sitio e a Odebrech. Todas com a mesma gravidade.

    Alguém precisa avisar ao Lula que aquele discurso teatral, piedoso e chorão não convence mais ninguém.

    ResponderExcluir