Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 12 de novembro de 2016

13 de Novembro: Começa os festejos de despedida de monsenhor Dermival de Anchieta Gondim da Paróquia de Brejo Santo

Um varzealegrense será o sucessor do Mons. Dermival

Foram 60 anos como pastor de Brejo Santo. O então jovem Padre Dermival de Anchieta Gondim chegou àquela cidade em 1957, recém-ordenado. E lá ele ficou por longas seis décadas. O hoje Monsenhor Dermival, anunciou para o próximo dia 8 de dezembro a sua aposentadoria, como o mais antigo pároco de uma única cidade cearense, quiçá do Brasil.

Neste domingo, 13 de novembro, a vasta Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (palco das atividades pastorais de monsenhor Dermival nos últimos 60 anos) será dividida em duas. A rodovia BR 116 será o marco dessa divisão territorial. No lado leste da BR 116 ficará o território da nova Paróquia de São Francisco de Assis, dotada de imponente igreja-matriz, também construída por monsenhor Dermival. Na foto abaixo a igreja-matriz da nova Paróquia de São Francisco.


O lado oeste da BR 116, no território do município de Brejo Santo, continuará sendo ocupada pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Dom Fernando Panico, Bispo Diocesano de Crato, presidirá – neste domingo – a solenidade de instalação da nova paroquia que será administrada pelo Pe. Arnaldo Nascimento, até agora Reitor e Pároco do Santuário da Divina Misericórdia, na cidade de Barro. Monsenhor Dermival será Pároco da antiga Paróquia até o próximo dia 8 de dezembro.

Naquela data acontecerá a “Festa da Gratidão” que os católicos de Brejo Santo farão para monsenhor Dermival de Anchieta Gondim. No dia 8 de dezembro próximo, assumirá a direção da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, a primeira paróquia criada em Brejo Santo, o sacerdote varzealegrense,  Pe. Pedro André Bitu Bezerra.
Monsenhor Dermival marcou a história da progressista cidade de Brejo Santo.

              As três Igrejas acima retratam os  três grandes templos católicos existentes  na cidade de Brejo Santo. A primeira,à esquerda, é a maior  igreja da cidade: o Santuário da Mãe Rainha. A do meio, é a igreja-matriz de São Francisco. Ambas foram construídas por Mons. Dermival. A última, à direita,  é a Matriz do Sagrado Coração de Jesus, que foi reconstruída e melhorada, também por Mons. Dermival, após a queda de sua torre, décadas atrás. Em síntese: Mons Dermival de Anchieta Gondim construiu os três belos templos católicos de Brejo Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário