Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 13 de novembro de 2016

Deputado José Guimarães (PT–CE) critica debandada do PT e chama desertores de “fariseus” -- por Armando Lopes Rafael)

Diante de especulações de possível debandada de políticos cearenses do PT, o deputado federal José Guimarães chamou esses petistas de “fariseus”, porque criticam o partido e pensam em deixá-lo por “estarem decepcionados”.  Disse Guimarães: “Os fariseus estão com essa ‘marola’ de dizer: ‘Ah, vou sair do PT, estou decepcionado’. Decepcionado com o quê?”, questiona o parlamentar, que afirma que a legenda “já fez muito para toda essa gente”. 

José Nobre Guimarães incorporou ao seu currículo político, dentro da história de escândalos do PT, o episódio ocorrido em 2005, quando o mensalão já causava dores de cabeça para o governo Lula e arrastava para o centro do escândalo justamente o irmão de Guimarães, o ex-presidente do PT José Genoíno. No episódio, um assessor de Guimarães, José Adalberto Vieira, foi preso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 100.000 dólares na cueca, além de outros 209.000 reais guardados em uma maleta. O funcionário viajaria para Fortaleza, berço eleitoral do petista. A partir daí Guimarães ganhou, Brasil afora, a alcunha de “Cuecão”.

Quem eram os fariseus
Fariseu é nome dado a um grupo de judeus surgidos no século segundo antes de Cristo (2 a.C). Os fariseus foram os criadores da instituição da sinagoga (templo da religião hebraica). Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse.
Ser fariseu nos tempos de Jesus era fazer parte de um grupo de judeus ultraconservadores. Os fariseus observavam os mínimos detalhes da Lei (Antigo Testamento), eram apegados às tradições e aos costumes dos antepassados. Um adjetivo que os descreve bem é inflexíveis. Era um grupo fechado e foram severamente acusados por Jesus de serem falsos e de viver uma religiosidade de aparências:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” (Mt 23. 27-28)

Conclusão de Guimarães
Então, para os que estão abandonando agora o Partido dos Trabalhadores, sigla em franca decadência, o deputado José Guimarães, ao taxá-los de “fariseus”, os chama de “hipócritas” e “sepulcros caiados”, cheios de iniquidade...
Interessante que uma emissora de rádio, ao noticiar o fato acima, colocou como fundo musical a música “Casa de bamba”, de Martinho da Vila que tem as estrofes abaixo:

Na minha casa
Todo mundo é bamba
Todo mundo bebe
Todo mundo samba...
Na minha casa
Ninguém liga prá intriga
Todo mundo xinga
Todo mundo briga...
Macumba lá na minha casa
Tem galinha preta
Azeite de dendê
Mas ladainha lá na minha casa
Tem reza bonitinha
E canjiquinha prá comer

Ah! PT velho de guerra... Quem te viu, quem te vê!
             

Um comentário:

  1. Se o Brasil não fosse um pais de farizeus esse sujeito estava na cadeia. A principal qualidade do Petista é o atrevimento. Um personagem com um curriculum desses era para no minimo se isolar.

    ResponderExcluir