Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A cruzada da mídia contra o gestor que quis ser político - Por Renata Barreto


Faz apenas 17 dias que João Dória assumiu a prefeitura de São Paulo. Nesse meio tempo, as manchetes dos mais diversos canais de mídia tentam, a todo custo, achar algo para desqualificá-lo, principalmente usando o fato de ele ser um empresário dono de um patrimônio de aproximadamente R$180 milhões. 

Jornalistas que deveriam, eticamente, informar seus leitores, estão numa briga de foice com a prefeitura. É claro que é importante e crucial criticar as ações de políticos (de todos os políticos, por sinal), a mídia é feita para isso mesmo, mas até que ponto a ideologia de alguns pode fazê-los sucumbir a falta de ética e manipulação de informação?

João Dória é, como todos sabem, um empresário bem-sucedido que resolveu se aventurar na política. Segundo ele, estava cansado de ver as coisas malfeitas e bancou do seu próprio bolso praticamente toda a campanha. 

Eu, que não sou fã de político nenhum e sempre desconfio de tudo, confesso que achei a atitude muito boa para ser verdade. Se fosse eu, com toda essa grana no bolso, estava provavelmente tomando um mojito nas Ilhas Seychelles em vez de arrumar um abacaxi deste tamanho. 

Além disso, não gosto do partido pelo qual ele se candidatou, o PSDB, coisa que nem preciso justificar os motivos aqui porque todo mundo que é minimamente consciente, sabe que além de uma péssima oposição no âmbito federal, foram alvos de diversos escândalos e são como um PT arrumadinho. 

Diante das opções que tínhamos, entretanto, achei que era a melhor votar num empresário que dizia que não queria ser político, mas gestor, do que manter Fernando Haddad. 

Ciclovias e mobilidade urbana são muito legais e bem-vindas, mas a cidade precisa de muito mais do que isso. Mesmo assim, a mídia vivia um caso de amor com Haddad.

2 comentários:

  1. A mídia brasileira é vergonhosa. Com poucas exceções de alguns veículos e poucos jornalistas o resto é vendido. É paga para escrever o que agrada a quem financia.

    ResponderExcluir
  2. Boa parte dos jornalistas não tem feito seu trabalho - o de informar - corretamente. Estão mais preocupados em travar uma cruzada contra um político pelos motivos errados do que serem críticos quando necessário, sem manipular informações.

    Renata Barreto.

    ResponderExcluir