Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 21 de janeiro de 2017

Coisas da República: Petrobras desmonta usina de biodiesel em Quixadá, que era um dos marcos da era petista no Nordeste

A Usina chegou a ter 300 funcionários e terá encerramento total da unidade em março de 2017
Fonte: jornal O POVO, 21-01-2017– por Átila Varela
 
A Petrobras segue no processo de desativação da usina de biodiesel de Quixadá. Após o anúncio feito no ano passado do encerramento das atividades, poucos funcionários, num total de menos de 50, realizam o desmonte dos equipamentos. A empresa chegou a contar com 300 empregos. O encerramento total da unidade está previsto para março. 

O fechamento da empresa tem prejudicado a economia de Quixadá, especialmente a do distrito de Juatama. “A maioria dos trabalhadores era de Juatama. Sentimos o impacto que o desemprego ocasionou. O comércio tem sofrido com essa medida”, lamenta o ex-prefeito de Quixadá, Antônio Wellington Xavier. 

Parte dos empregados concursados foram transferidos para unidades da estatal em Montes Claros (MG) e Candeias (BA). Os terceirizados, que somavam 160, entraram no processo de dispensa. “Fui demitido na semana passada. Atuei na Petrobras por nove anos. A situação é complicada, visto que a mão de obra é qualificada”, destaca um ex-funcionário terceirizado da companhia. 

A usina já não produz mais um litro de biocombustível. “Alguns funcionários estão limpando tanques e tubulações para deixar a usina mais segura para o desmonte”, destaca Douglas Uchôa, delegado sindical do Sindicato dos Petroleiros dos Estados do Ceará e Piauí (Sindipetro CE/PI).
             

Um comentário:

  1. Prezado Armando Rafael - Quando o Pajé lançou o programa do bio-biodiesel, o homem anunciava quantas tarefas seriam plantadas de mamona, quantas toneladas seriam produzidas e quantos litros do produto seriam conseguidos. Não errava nem nas unidades. Só otários do porte dos brasileiros para acreditar. No Quixadá tenho noticias que roubaram as maquinas e equipamentos.

    ResponderExcluir