Show, de graça - Luiz Gonzaga com sua esposa Helena e a filha Rosa.
Esta, quem me contou foi o Jesuíno Barbeiro, lá de Vitória da Conquista - Bahia.
Diz ele que é verdade : Em junho de 1972 Luiz Gonzaga foi contratado (verbalmente!) por um tal Duda Matias, dono de um grande forró, para animar, com sua sanfona e seu talento, uma festa junina, naquela cidade.
Festa grande, quadrilha, bares, barracas de comida e bebida, um som "estrondoso" para a época, um palco imenso! E a atração principal, claro, Luiz Gonzaga!
Pois bem...Terminado o Show, sucesso total, o povo ao delírio, Gonzaga ficou esperando o promotor da festa, para receber o cachê, verbalmente combinado.
E não é que o homem sumiu com o dinheiro? Cadê o Seu Duda? Sei não, sumiu de novo! Comentaram que ele tinha esse estranho costume. Lua esperou, esperou, e, nada!
Lá pelas tantas, muita gente na festa, o forró comendo solto, com a banda do Arnaldo Peron. E, Gonzaga, cansado de esperar, tomou uma súbita decisão: Quer saber? Vou resolver isso é agora! Do meu jeito! Voltou ao palco, pegou o microfone, parou a banda e disse : Gente, eu fiz um combinado com Seu Duda Matias, o dono da festa. Não vou cobrar nada dele! Cantei de graça, pra vocês. E ele, pra compensar, disse que, de agora em diante, TUDO AQUI É DE GRAÇA! Nos bares, nas barracas, tudo. É de vocês. Pode invadi, môs fi!
É DI GRÁTIS! E viva São João!
Disse isso, desceu do palco, entrou no carro e foi embora, tranquilo e satisfeito!. Foi uma confusão dos diabos. O povo invadiu e não sobrou nada! Diz o meu Compadre Jesuíno Barbeiro que o tal "dono da festa" até hoje está trabalhando para pagar o prejuízo!
Eita Gonzaga! Ô véi macho! Se eu tenho provas? Sei não. Só sei que foi assim!
Um artista completo. Sabia, como ninguém, receber uma conta. Duda Matias pagou caro. Um dia Gonzaga me disse, em minha casa no Crato que tinha levado uma cabeçada em Várzea-Alegre. Eu dei por certo, não duvidei. Lamentei apenas.
ResponderExcluirAquele dito antigo: "Bem empregado"...
ResponderExcluirIncrível seu Luiz era velho macho
ResponderExcluirÉ não. acho difícil que tenha acontecido esse fato tem muito. haver com. o estilo. Luiz. Gonzaga de ser ! Minha família (. conviveu ) + ou. _ com ele ! E essa era uma forma bem particular de resolver quando alguém queria dar um balão nele ! Gente boa e um. gozador. nessas situações tirava de letra. !!!!
ResponderExcluir