Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de abril de 2017

Merval ao advogado de Lula: “Se isso não é nota fria, não sei o que é”


Na carta a Merval Pereira, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou que o colunista do Globo foi “leviano” ao relatar o acerto entre a Odebrecht e Roberto Teixeira para emitir notas frias que justificassem a reforma do sítio de Atibaia. Eis a resposta de Merval:

“O advogado de Lula diz ainda que eu fiz ‘ataques diretos e levianos’ a ele e ao advogado Roberto Teixeira. Segundo ele, meu relato sobre a combinação de Alexandrino Alencar, executivo da empreiteira Odebrecht, e seu sogro, o advogado Roberto Teixeira, sobre notas frias para justificar as obras do sítio de Atibaia ‘jamais existiu e não tem amparo sequer na delação premiada do executivo da Odebrecht, que jamais fez referência a notas frias. Isto é criação sua, com a evidente intenção de caluniar o advogado Roberto Teixeira, ex-presidente da OAB/SBC e que tem uma história ilibada de 47 anos de advocacia’.

Quem quiser ter acesso ao vídeo com o depoimento de Alexandrino Alencar pode ir ao Youtube e fazer uma busca com o título ‘Obras no sítio de Atibaia tiveram notas fiscais forjadas’. Lá verá o próprio Alexandrino contando que em março de 2011 recebeu um telefonema de Teixeira pedindo que fosse até seu escritório porque estava preocupado em ‘formalizar’ as obras realizadas no sítio Santa Bárbara.

‘Fui lá e ele estava preocupado, digamos, como é que poderia aparecer essa obra sem um vínculo com os proprietários do sítio. Então nós marcamos uma reunião uma semana, dez dias depois. Fui eu e o engenheiro [da Odebrecht] Emir conversar com ele. E ele estava preocupado, claramente preocupado’, disse Alencar.

‘Aparece um pessoal de engenharia, construiu a coisa, foi embora. E essa conta, como é que aparece?’. Alexandrino Alencar disse então que o advogado Roberto Teixeira fez o pedido: ‘Ele falou: a obra terminou... a obra de Atibaia, o sítio de Atibaia, porque o sítio é do Fernando Bittar e nós precisamos, como se diz, formalizar a obra.’

A saída encontrada, segundo Alencar, foi emitir notas fiscais das obras, que haviam terminado dois meses antes. ‘Isso foi feito com notas fiscais através... que o Emir conseguiu falar com o Carlos Rodrigues Prado [empreiteiro subcontratado para a obra] para fazer uma nota fiscal mostrando que foi pago pelo Fernando Bittar’, disse Alencar.

Segundo Alencar, os documentos fiscais foram feitos de maneira a caberem no perfil econômico de Bittar: ‘Foi feito um escalonamento do pagamento para não ficar uma coisa muito cara que inviabilizasse, digamos, como é que o Fernando Bittar ia pagar toda a obra?’. O total da obra foi de R$ 1 milhão.

Se isso não é fazer ‘notas frias’, não sei o que é.”

Um comentário:

  1. Pelo que se lê nos meios de comunicação esses advogados do Lula são tão enrolados quanto Lula. Merval Pereira é um jornalista equilibrado, correto, honesto e muito bem informado.

    ResponderExcluir