Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 13 de junho de 2017

13 de junho – Dia de Santo Antônio


   Hoje a Igreja Católica comemora o dia de um dos seus mais populares santos. Quiçá o mais popular no mundo: Santo Antônio. Ele é um Doutor da Igreja que viveu na virada dos séculos 12 e 13.  Ele nasceu em 15 de agosto de 1191 em Lisboa, Portugal. Na Diocese de Crato,  Santo Antônio é o padroeiro dos municípios de Barbalha, Jardim, Araripe, Barro e Antonina do Norte.

   Santo Antônio ( o nome civil dele era Fernando Bulhões) começou sua vida religiosa atuando como frade agostinho no Convento de São Vicente de Fora, em Portugal,  e depois foi para o Convento de Santa Cruz, onde estudou as leituras da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Em 1220 se tornou franciscano e começou a viajar frequentemente. Ele morreu aos 36 anos, aproximadamente, na cidade de Pádua, na Itália.

   Ele foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano, e deu aulas em universidades italianas e francesas. É visto como uma dos mais importantes santos do Catolicismo. É conhecido como santo casamenteiro. O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho no Brasil, mesma data em que aconteceu a sua morte. 

Um comentário: