Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 25 de junho de 2017

Uma pergunta que se tornou frequente: Se o Brasil tem uma dinastia, com príncipes e princesas, por que eles são tão pouco conhecidos?


   Porque depois da Proclamação da República, em 1889, nossa Família Imperial foi exilada do país e esteve durante mais de 30 anos proibida de entrar no território nacional. Foi o mais longo exílio imposto a brasileiros (agravado ademais porque se tratava de uma família que deu origem ao Estado brasileiro e tinhas muitos serviços prestados à Pátria). Muitos monarquistas foram perseguidos e mortos por governos republicanos, principalmente na presidência do alagoano Floriano Peixoto.

 Todas as Constituições republicanas, anteriores à atual, proibiam os monarquistas de se organizarem e atuarem livremente. Somente a Constituição atual, de 1988, suspendeu essa proibição. Durante quase 100 anos houve uma campanha de silêncio sobre os nossos príncipes. Nesse período, os livros escolares, manipulados e financiados pelos governos republicanos, quando falavam dos príncipes, sempre o faziam de maneira pejorativa, nunca reconhecendo o que a Monarquia realizou pelo país.

   O mesmo fazem ainda hoje muitos órgãos da grande mídia (a Rede Globo é exímia nisso), silenciando quase completamente o período glorioso em que o Brasil foi uma Monarquia bem sucedida e altamente respeitada no mundo inteiro.

    É esta a razão porque os descendentes de Dom Pedro II e da Princesa Isabel serem desconhecidos pelo povo.
Ilustração: A Proclamação da República (representada nesta obra montada por Benedito Calixto) iludindo a opinião pública de que o golpe militar de 15 de novembro de 1889 foi um evento  glorioso. A quartelada não teve participação popular e  iniciou um período de cem anos de perseguição aos monarquistas.

(Trecho baseado na cartilha ‘Direita? Esquerda? Siga o melhor caminho: Monarquia’, que está sendo distribuída pela Pró Monarquia – Secretariado da Casa Imperial do Brasil.
Mais informações sobre a cartilha:
https://www.facebook.com/CausaImperial/photos/pb.140092569363150.-2207520000.1439608579./945368792168853/?type=1&theater

Um comentário:

  1. Na verdade temos que reconhecer que esse é um assunto que apesar de sua enorme importância pouco tem sido disseminado.

    ResponderExcluir