Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Coisas da República: Ministério Público Federal–MPF reabre inquérito sobre “pedaladas fiscais” do governo Dilma

Movimentações irregulares justificaram impeachment da petista, acusada de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal; Mantega e ex-secretário serão investigados
Fonte: VEJA
 A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) (Evaristo Sá/AFP)

O Ministério Público Federal (MPF), através da Câmara de Combate à Corrupção, determinou que sejam retomadas as investigações relativas às chamadas “pedaladas fiscais“, movimentações financeiras irregulares que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O caso havia sido parcialmente arquivado em 2016 e agora ficará com a Procuradoria da República no Distrito Federal, em primeira instância, por não envolver agentes com foro privilegiado.

Será investigada a responsabilidade do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e do ex-secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin, que exerceram os cargos durante a administração da petista. Ambos são suspeitos de terem participado de atrasos propositais no pagamento de dívidas do governo a outras instituições estatais, o que configuraria um “empréstimo” irregular, que maquiaria o resultado das contas públicas e oneraria essas instituições.

A ação do MPF foi embasada em decisão da Justiça Federal, que confirmou o arquivamento do caso pelos pagamentos relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e programas Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família, além do abono salarial e do seguro-desemprego, mas determinou a retomada da apuração a respeito das operações envolvendo o BNDES, o Banco do Brasil – pelos pagamentos do Plano de Segurança do Investimento (PSI) e do Plano Safra –, e estados da federação.

3 comentários:

  1. Prezado Armando - Como disse o Presidente francês Jacques Chirac sobre o Lula:
    "Para o Presidente Lula, o que é dele é dele,
    e o que é dos outros pode ser dividido."

    A turma do PT dividiu até quando pode, depois se apossou do que sobrou.

    ResponderExcluir
  2. E ainda ficam querendo zombar da inteligência do povo abusando "ad nauseam" do sofisma: "governo ilegítimo do Temer". Ah! raça sem futuro.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Armando - Gilmar Mendes é um porco que comeu na gamela do FHC, do Lula, da Dilma e do Temer. Por essa razão emporcalhou a todos, porque que se mistura com canalhas e pilantras. Só os ministros do STF não estão vendo que estão indo para pocilga juntos com esse verme. No minimo são cúmplices. Foi ele o corajoso, quem teve a raça de representá-los. Triste da Carmem Lucia de antes e após a posse.

    ResponderExcluir