Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 26 de agosto de 2017

Há 39 anos: 26 de agosto de 1978 era eleito Papa, o cardeal Albino Luciani

Na data comemorativa da eleição do Papa João Paulo I, em 26 de agosto de 1978 (o ano em que foram eleitos dois papas), lembramo-nos da matéria intitulada "A morte dos papas", publicada na extinta Revista Manchete (1989. Nº 1942. p 30-34). Lemos nessa matéria que João Paulo I teria feito uma premonição sobre sua morte, ao afirmar a conhecidos que "alguém mais forte que eu, e que merece estar neste lugar, estava sentado à minha frente durante o conclave". 

Um cardeal presente na ocasião – que preferiu escudar-se no anonimato – confirmou que esse homem era, de fato, o polaco Karol Wojtyla. "Ele virá, porque eu me vou", prosseguiu o "Papa Breve". Curiosamente, Wojtyla realmente votara em Luciani naquele conclave e logo depois veio a se tornar João Paulo II. Por outro lado, o que há de concreto é que João Paulo I teria falado da sua morte um dia antes dela ao Bispo John Magee. Na foto, aparecem os dois papas eleitos em 1978: Servo de Deus João Paulo II e Beato João Paulo II.
Por José Luís Lira 

2 comentários:

  1. O Papa João Paulo I morreu em 28 de setembro de 1978 apenas 33 dias após a sua eleição .....

    ResponderExcluir
  2. Apesar do pouco tempo em que foi Papa, Albino Lucia (João Paulo I) conquistou a simpatia do mundo pelo sua humildade, simplicidade e o sorriso que sempre o acompanhava. Passou à história (em 33 dias de Papado) como o "Papa Sorriso".

    ResponderExcluir