Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 14 de outubro de 2017

Praga de Bispo pega? -- por Armando Lopes Rafael

Esta semana resolveram fechar a Agência da Receita Federal em Crato. Parece que não temos mais nenhuma liderança, pois não se ouviu um único protesto contra esse desatino.

Consta no imaginário popular da cidade de Sobral, que o maior benfeitor daquela importante urbe cearense – o bispo Dom José Tupinambá da Frota – um dia, amargurado com as ingratidões que sofria dos seus conterrâneos, desabafou: “Em breve morrerei, e Sobral vai passar 40 anos estagnada para dar valor a quem somente trouxe benefícios para esta cidade”. Dom José morreu em 1959, e Sobral ficou estagnada até 1999, quando o sobralense Ciro Gomes foi eleito governador do Ceará e aquela cidade voltou a crescer. Foram 40 anos de quase estagnação.

Olhando para a Nobre e Heráldica Cidade de Crato. Será que fato análogo não aconteceu aqui? O maior benfeitor de Crato, seu 3º bispo, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, foi um gigante em reivindicar e trazer melhoramentos para a Princesa do Cariri. Também ele recebeu muita ingratidão por parte de uma minoria de “linguarudos”. Era chamado de “Dom Ratão”, uma injustiça que bradava aos céus!

Com fama de ladrão, Dom Vicente morreu paupérrimo, em 1998, quando há seis anos, vivendo de um mísero salário do INSS. Quem sabe não estejamos nós pagando (todos os que aqui moramos) da injustiça cometida por essa minoria desalmada contra Dom Vicente, um Sucessor dos Apóstolos, um homem bom, mas profundamente caluniado... 

Na dúvida, já passou do tempo para os homens e as mulheres de bem desta cidade exigir uma reparação pública à memória do 3º bispo de Crato! Sabia que não existe sequer uma ruela, ou até mesmo até um beco como o nome de Dom Vicente Matos, na cidade onde ele continua sendo o maior benfeitor? Ah! cidadezinha ingrata.

Esta semana veio ordem de Brasília para fechar a Agência da Receita Federal em Crato. O Diário Oficial já publicou o fechamento. Mas, parece que já não temos mais nenhuma liderança, pois não se ouviu um único protesto contra esse desatino. 

No próximo ano completará 20 anos da morte desse bom servo de Deus, que foi Dom Vicente Matos. Tomara que seja o último ano de castigo pelas calúnias e maldades assacadas contra um Sucessor dos Apóstolos nesta Cidade de Frei Carlos...

Praza aos céus! Crato já não aguenta mais tantos fechamentos e tantas transferência de nossas instituições para outros lugares. 

Um comentário:

  1. O que teria sido do Crato sem o trabalho da Diocese e o dinamismo dos seus bispos? Imagine o Crato entregue a prefeitos como os últimos! Sem a base estrutural já existente?

    ResponderExcluir