Um dos fundadores do PT e coordenador da campanha de Lula à presidência em 1989, César Benjamin, hoje secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, falou à Folha sobre o julgamento de Lula pelo TRF-4:
“Eu não sei se Lula deve ser condenado ou absolvido do ponto de vista jurídico, pois não estudei direito e não conheço os autos do processo.
Mas, como cidadão, sei que ele deve ser condenado politicamente, pois, ao escancarar as portas do Estado para a corrupção e aceitar a função de lobista de grandes empresas, não manteve a dignidade que se espera de um presidente da República e um líder popular.”
“Não é admissível que qualquer indivíduo, da direita ou da esquerda, reivindique a condição de intocável”, diz o promotor Roberto Livianu, em comentário para o Estadão.
ResponderExcluirEle continua:
“No próximo dia 24 haverá o julgamento da apelação de Lula pelo TRF de Porto Alegre. Ele não é melhor nem pior que ninguém. Deve ser julgado na forma da lei. E a condenação por essa instância poderá torná-lo inelegível, nos termos da Lei da Ficha Limpa, e levá-lo à prisão, nos termos de posição firmada no STF em fevereiro de 2016.