Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Presidente Itamar Franco - Por Antônio Morais.

De José Sarney até hoje o único presidente que mereceu o respeito dos brasileiros foi o Itamar Franco. Fez um governo competente  na área econômica e  serio na  conduta e bons costumes.

Peço permissão para contar a historia da liquidação extra judicial do Banco Econômico, do banqueiro baiano Ângelo Calmon de Sá ligado ao todo poderoso senador Antônio Carlos Magalhães presidente do Congresso Nacional.

ACM subiu a tribuna e mostrou uma pasta amarela que segundo ele derrubaria qualquer governo e, que ele ia denunciar.

O presidente Itamar  mandou o Ministro Chefe da Casa  Civil Henrique Hargrives  convidar o senador para uma audiência.  

Quando o senador ACM chegou ao gabinete presidencial Itamar Franco  falou :  O Senhor disse que tem uma denuncia para fazer, eu vou  lhe dar um adjutório : Este pessoal são repórteres da Globo, Bandeirantes, SBT, Manchete e quantas outras televisões existam no Brasil.  

ACM bateu em retirada e, a noite, Itamar demitiu  Waldek Ornélas  do Ministério da Previdência e Rodolfo Tourinho do Ministério das Minas e Energia. Mesmo sabendo que os dois eram senadores baianos  e  passariam para oposição junto com  o presidente do Congresso Nacional.

Na pasta amarela tinha a denúncia que  o Banco Nacional estava na mesma situação do Econômico e não tinha sido  liquidado porque  pertencia  a família Magalhães Pinto  que  tinha uma filha casada com  um filho de FHC ministro da fazenda do governo. O presidente  Itamar determinou a liquidação do Banco Nacional no mesmo dia.

Hoje o Cafetão da republica  para governar tem que se aliar ao "Centrão" que  tanto  condenava quando era candidato  e transforma o governo  em objeto de  defesa  de seus  filhos e  milicianos amigos.

4 comentários:

  1. Itamar Franco foi um dos poucos remanescentes de uma geração de políticos que tinha compromisso com a população e não com o próprio bolso; com os familiares, apaniguados e agregados; que hoje constituem as oligarquias mais perniciosas da história dessa república podre do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Quando o ex-presidente e senador Itamar Franco faleceu, a presidente Dilma Roussef se apressou em disponibilizar um avião da FAB para transladar o corpo para Minas Gerais.
    As filhas do ex-presidente dispensaram a aeronave e levaram o corpo do pai num avião de carreira. Os velório e sepultamento se deram sem espalhafatos.

    Leonel de Moura Brizola disse, um dia, que o Lula era capaz de pisar no pescoço da mãe pelo puder.

    O espetáculo teatral, o showmício patrocinado por Lula no velório do Eduardo Campos foi digno de um "Ariano Suassuna" deixou bem claro a declaração do Brizola.

    ResponderExcluir
  3. Itamar Franco faleceu como senador da república. No dia de sua morte a presidente Dilma mandou o avião da FAB para conduzir o corpo para Minas Gerais. Suas filhas dispensaram a oferta e levaram num avião de carreira. Fizeram uma simples reunião de família e sepultaram. Não houve discurso de corpo presente.

    ResponderExcluir
  4. Na história desta republiqueta de Deodoro da Fonseca apenas alguns mineiros se destacaram pela honra e caráter. Itamar Franco foi um deles.

    ResponderExcluir