Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de março de 2018

O grande legado de Dom João VI


    O reinado do Rei Dom João VI fez raiar para a América Portuguesa uma nova era. Abriram-se os nossos portos ao comércio das nações estrangeiras. Instituíram-se os serviços de higiene. Estabeleceram-se o ensino médico, o curso de agricultura, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, o curso de cirurgia.

    Criaram-se o Supremo Conselho Militar de Justiça, a Intendência Geral de Polícia, o Arquivo Militar do Brasil, a Mesa do Desembargador do Paço, a Junta de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, o Museu Real, a Academia das Artes, a Academia de Desenho, Pintura, Escultura e Arquitetura Civil, a Biblioteca Pública. Decretou-se a liberdade de manufaturas e indústrias em todo o território nacional.

     Concedeu-se aos nossos habitantes o privilégio de não serem executados na propriedade dos seus engenhos, fábricas e lavouras, e sim em uma parte dos rendimentos. Isentaram-se de direitos os livros impressos e as matérias-primas que servissem de base a quaisquer indústrias manufatureiras. Instalou-se o correio entre nossas várias Províncias. Criou-se o Banco do Brasil. Promoveu o Governo a publicação do primeiro jornal que aqui se editou, a “Gazeta do Rio de Janeiro”. Elevou-se o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.

O Rei Dom João VI foi mal compreendido e ridicularizado, mas foi Sua Majestade quem erigiu em nossa Pátria esse colossal monumento administrativo, hoje tão mal utilizado – e para não dizer espoliado –pelas autoridades republicanas.

(Baseado em trecho do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de Leopoldo Bibiano Xavier).

Um comentário:

  1. Quem conhece e estuda o passado sabe a importância que foi a monarquia brasileira. Quem vive e conhece o presente pode observar que as monarquias espalhadas pelo mundo são exemplos de responsabilidade, honradez e respeito para com o povo. Salve a monarquia.

    ResponderExcluir