Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 26 de abril de 2018

02 - Qui nem Antõe num tem - Por Antônio Morais.

Em 1967 a TV ainda não havia chegado à Várzea-Alegre. 

Chegou de forma muito precária em 1968. Numa de suas crises de demência afetada, Zelim foi levado por José André para fazer um tratamento no Hospital São Francisco de Assis em Crato. 

Era enorme a precariedade para esse tipo de tratamento, aplicavam-se uns choques seguidos. 

Quando recebeu alta médica, de passagem pela casa de Mundim do Sapo, Zelim viu uma televisão em pleno funcionamento. Chegando em Várzea-Alegre, falou para uma roda de amigos que no Crato tinha um rádio que se via as pessoas conversando dentro.  

Seu primo Antônio André que também  sofria de elevado grau de demência, falou para os demais presentes :  Pode amarrar e levar de volta, esse aí não ficou bom.

Dr. Antônio Ênio jogando sinuca com Dr. Joaquim Sátiro Neto,  num bar da cidade,  Zelim se aproximou e disse :  Joaquim pensa que porque é doutor sabe mais que Antõe.  Mas, ele está enganado : "Qui nem Antõe num tem".

Um comentário:


  1. Definição sábia. Televisão nada mais é do que um rádio onde se vê e escuta as pessoas falando dentro.

    ResponderExcluir